Sophia @princesinhamt
Notícias

Parque Nacional Chapada reabre para visitantes após incêndios: Saiba mais!

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fred Moraes

Única News

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (a 66km de á) foi reaberto nesta (1) para visitação. No entanto, apenas os pontos de visitação na Cidade de Pedra, Vale do Rio Claro e Morro de São Jerônimo foram reabertos. O Circuito das Cachoeiras segue fechado.

O anúncio da reabertura foi feito pelo próprio Parque Nacional de Chapada por meio das redes sociais. 

“Boas notícias! O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães reabriu hoje! A natureza está nos chamando de , mas alguns dos atrativos ainda precisam de tempo para se recuperar”, diz trecho da nota.

A nota ainda explica que as cachoeiras seguem interditadas para garantir a segurança dos visitantes.

“As cachoeiras Véu de Noiva, Circuito das Cachoeiras, Namorados e outras ainda permanecem fechadas para garantir a segurança de todos e preservar a beleza desse paraíso. Vamos aproveitar com respeito e responsabilidade! Logo, todos os atrativos estarão prontos para nos receber de braços abertos”.

O acesso ao circuito havia sido fechado para visitantes devido às queimadas dentro do parque no último dia 2 de setembro. À época, incêndios na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, haviam afetado o Parque Nacional. Com isso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu interromper temporariamente o acesso aos visitantes devido à fumaça e para facilitar o acesso dos brigadistas.

Até setembro, cerca de 14 mil hectares foram atingidos pelo incêndio. Destes, 1,5 mil hectares foram no interior do Parque Nacional.

Vale ressaltar que Chapada está sobre obras do Governo do Estado. A Rodovia Estadual que liga Cuiabá ao município, a , passa por um processo de retaludamento, recorte rochoso do Paredão do Portão do Inferno, que está com risco de desmoronamento.

O trânsito na MT-251 segue liberado nos dois sentidos e sem nenhum tipo de bloqueio. A situação deverá permanecer desta forma, durante a execução da primeira etapa das obras no Portão do Inferno, com o cumprimento das condicionantes ambientais.

Os bloqueios só deverão começar após o cumprimento de todas as condicionantes ambientais e com o início da retirada do maciço rochoso do Portão do Inferno e operação de máquinas pesadas.

Todas as informações sobre bloqueios serão divulgadas pela Sinfra-MT com pelo menos uma semana de antecedência. A rodovia sempre permanecerá aberta nos sábados e domingos e não haverá bloqueios entre às 18h e às 06h do dia anterior, nos dias de semana.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.