O governador Mauro Mendes disse que o morro no Portão do Inferno (MT-251) está sob risco de “colapsar” a qualquer momento. A sua avaliação seria de fotos recentes do local, que apontavam falhas na rocha.
“Aquele morro vai colapsar mais cedo ou mais tarde. Em algum momento, e ninguém controla esse momento, algo menos de dois segundos [se] dará uma catástrofe ali. Eu vi há poucos dias imagens de lá que me deixaram assustado. Se as pessoas querem pagar para ver, okay”, disse.
A declaração foi dada esta semana, ao comentar medidas para suspender as obras de retaludamento no paredão. Recentemente, os ministérios públicos estadual (MPE) e federal (MPF) pediram que a Justiça interrompa os serviços porque a licença dada pela Funai e o Ibama não estaria embasada por estudos detalhados do impacto ambiental e social.
O governo estadual entrou com o pedido de recorte na rocha no começo deste ano, após uma sequência de desmoronamento, desde dezembro de 2023, no período da chuva.
A análise contratada pelo governo apontou desgaste natural em pontos do paredão de frente ao Portão do Inferno. Também foram identificados pontos críticos no morro abaixo da ponte que atravessa a depressão geológica.
Fonte: olivre.com.br