Sophia @princesinhamt
Notícias

Mendes se despede da PM e exige aumento salarial: ‘Diferença gritante’, declara

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Ari Miranda

Única News

Em seu último dia de trabalho na Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o comandante-geral da corporação, coronel Alexandre Mendes, publicou em suas redes sociais um vídeo de despedida e agradecimentos aos seus colegas de farda.

A saída de Mendes do Comando Geral da PM pegou a todos de suepresa na última sexta-feira (22) quando ele mesmo anunciou que deixaria o posto de chefia da tropa. Em comunicado, o militar, que esteve no comando da corporação por dois anos e 7 meses, citou como um doa fatores que determinaram sua saída o problema sistêmico de combate ao crime organizado no estado.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

Na publicação de despedida, o oficial, que após a passagem de comando para o novo chefe da instituição, marcada para a manhã desta sexta-feira (29) irá para a reserva remunerada, iniciou o vídeo agradecendo a Deus e em seguida aos seus irmãos e irmãs de farda pela parceria ao longo de seus quase 30 anos na PM.

“Quero agradecer aos milhares de policiais militares, irmãos e irmãs, que trabalham diuturnamente na proteção das pessoas. Vocês terão sempre as minhas continências, o meu respeito e a minha gratidão, porque estão lutando diuturnamente no combate ao crime organizado, levando a segurança às pessoas de bem”, disse o oficial.

Mendes também estendeu agradecimentos aos seus familiares e a toda a população mato-grossense pelo carinho e por depositar sua confiança em seu trabalho e na Polícia Militar.

“(…) agradecer àquelas pessoas da sociedade de bem que acreditaram e acreditam numa Polícia Militar melhor. A vocês, meu muito obrigado pela dedicação, pela compreensão e, principalmente, pela paciência, que nós, humanos, somos falhos. Mas eu posso garantir que o que eu fiz e o que eu faço, sempre faço hoje melhor do que ontem. Isso é aprendizado”, destacou.

Além disso, Alexandre Mendes desejou sucesso ao colega de Polícia Militar, coronel Cláudio Fernando Tinoco, que foi escolhido na última segunda-feira (26) pelo governador Mauro Mendes (UB) como seu sucessor no Comando Geral da instituição, enfatizando ainda que espera que o colega obtenha êxito na busca de melhorias para a tropa. Entre elas, a equiparação salarial da categoria e outros benefícios

“Eu tenho certeza que com sua inteligência, ele [coronel Fernando] vai poder conquistar aquilo que eu não conquistei, principalmente os avanços salariais aos nossos policiais militares, até porque a distorção entre a PM e outras categorias é gritante”, lembrou o coronel.

“Os nossos policiais clamam por tratamento igualitário na questão salarial, nas gratificações, que nós não temos nenhuma, gratificação noturna, gratificação de ‘chamamento a qualquer hora’, enfim, todas as gratificações que outras categorias do Sistema de Segurança conseguiram. Que Deus abençoe vocês, que Deus abençoe a nossa Polícia Militar”, pontuou.

PERFIL

Nascido em Cuiabá no dia 19 de julho de 1974, Alexandre Corrêa Mendes é casado e tem uma filha. Ingressou nos quadros da Polícia Militar em 6 de março de 1995 e foi declarado aspirante a Oficial em 11 de dezembro de 1997. Fez o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) em 2007 e o Curso Superior de Polícia (CSP) em 2013, sendo promovido a coronel PM em 15 de setembro de 2016.

Durante os quase 30 anos de carreira, Mendes trabalhou em diversas unidades do interior, com destaque para o 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Cáceres, 2º BPM de Barra do Garças, 4º Pelotão de Canarana e 1ª Companhia de Lucas do Rio Verde.

Comandou ainda diversas unidades da PM na Capital, como Corregedoria da instituição, Ajudância Geral, Diretoria de Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Comunicação Social e Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar no estado.

Reprodução/Sesp-MT

CLÁUDIO TINOCO.jpg

O novo comandante-geral da PM de MT, Cláudio Fernando Tinoco.

NOVO COMANDANTE

O coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco foi escolhido o novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso. A decisão foi divulgada pelo governador Mauro Mendes na terça-feira (26).

Secretário-adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e “braço direito” do chefe da pasta, coronel PM César Roveri, até então, coronel Fernando era o responsável pelas operações integradas, que impediram mais de 40 tentativas de invasões de terras no Estado desde o ano passado. Ele assume o cargo na próxima sexta-feira, dia 29.

Fernando Tinoco é bacharel em Administração, pela União de Ensino Superior de Nova Mutum, e em Direito, pela Universidade de São Paulo (Uncid). Também é especialista em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

O coronel também foi comandante do Núcleo de Polícia Militar, da Companhia de Polícia Militar e do 26º Batalhão de Polícia Militar, todos em Nova Mutum. Além de ter sido comandante do 14º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.