O governador Mauro Mendes afirmou que as principais metas da gestão (2023-2027) serão a manutenção dos investimentos robustos em todas as áreas e melhorar a eficiência do Governo.
A fala ocorreu durante a coletiva após a posse para o segundo mandato, realizada na noite deste domingo (01.01) na Assembleia Legislativa.
Mauro Mendes lembrou que no primeiro mandato, o maior desafio era consertar o Estado em razão de o Governo estar praticamente quebrado, devendo servidores, fornecedores, com UTIs fechando, viaturas paradas por falta de combustível e sem nenhuma capacidade de investir.
“Os desafios serão muito diferentes daqueles que tivemos nos últimos 4 anos. Os desafios eram de natureza fiscal, natureza econômica, de construir as políticas públicas ao cidadão mato-grossense. E agora muita coisa melhorou, então temos condições de fazer mais e alguns passos já foram dados para acelerar esses objetivos”, ressaltou.
Conforme o governador, o trabalho realizado em parceria com a Assembleia Legislativa, bancada federal, servidores, apoiadores e a população, possibilitou que o Governo de Mato Grosso conseguisse aplicar mais de 15% da Receita Corrente Líquida em investimentos.
“Chegamos ao final de 2022 com indicadores que nos colocam como os melhores estados em gestão fiscal.
Vamos investir pelo terceiro terceiro ano consecutivo 15% da receita, e isso é inédito em Mato Grosso e no Brasil. Temos uma perspectiva muito boa”, pontuou.
Entre os investimentos, Mauro Mendes citou as principais ações nas áreas de Saúde e Infraestrutura, mas destacou que não haverá nenhuma área do Estado que não receberá robustos aportes para beneficiar os mato-grossenses.
“Nosso programa de infraestrutura é prioridade, e já entregamos 2500 km de asfalto novo, demos ordem de serviço para a ferrovia estadual, estamos resolvendo a MT-174 e a BR-163. Uma das grande metas é construir os seis hospitais, na Educação temos uma estratégia muito bem elaborada para colocar Mato Grosso entre os 10 melhores do país”, mencionou.
Para isso, segundo Mauro Mendes, é fundamental tornar a administração pública mais eficiente, de forma a fazer com que esses investimentos sejam bem aplicados e melhorem a vida da população.
“Vamos buscar um estado mais eficiente, gastar com eficiência e devolver nas diversas áreas serviços de melhor qualidade ao cidadão. Esses serão os principais pilares. Trabalharemos com muita seriedade e Deus na frente e vamos construir um segundo mandato melhor do que o primeiro, e é nosso dever fazer fazer isso, porque estamos com uma realidade melhor”, concluiu.
O vice-governador Otaviano Pivetta, que tomou posse neste domingo (1º.01) para um segundo mandato ao lado do governador Mauro Mendes, afirmou que há uma responsabilidade muito maior para entregar ainda mais resultados nos próximos quatro anos.
“Eu e o governador Mauro Mendes temos um objetivo em comum que é servir Mato Grosso. Às vezes, há alguns problemas que precisam ser enfrentados, mas estamos conseguindo cumprir a nossa missão. Para os próximos quatro anos, as expectativas são boas, tendo em vista que contamos com uma equipe competente, com bastante experiência adquirida durante o nosso primeiro mandato. A responsabilidade é maior, mas estou junto de Mauro Mendes para fazer o melhor pelo nosso Estado”, afirmou o vice-governador.
A solenidade de posse do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta, realizada no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, foi célere. A cerimônia contou com uma breve oração, seguida da entrega das declarações de renda dos eleitos, conforme determina a Constituição Federal, e da leitura do juramento de posse – em manter, defender e cumprir a Constituição da República e de Mato Grosso.
Acompanharam a cerimônia a primeira-dama Virginia Mendes, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, os senadores Wellington Fagundes, Jaime Campos e Margareth Buzetti, os deputados federais Fábio Garcia e Carlos Bezerra. Os deputados estaduais Max Russi, Elizeu Nascimento, Xuxu Dal Molin, Carlos Avalone, Valmir Moretto, entre outras autoridades e familiares.
Posse dos secretários
Também neste domingo, o governador Mauro Mendes e o vice-governador Otaviano Pivetta deram posse a 16 secretários no salão Clovis Vettorato, no Palácio Paiaguás. Das 17 pastas, permanecem desde a primeira gestão 13 titulares e, para Mauro Mendes, todos os gestores têm a missão de dar sequência às entregas já iniciadas para que Mato Grosso seja ainda melhor nos próximos anos para todos os cidadãos.
Dezesseis secretários de Estado tomaram posse na noite deste domingo (1º.01), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para o segundo mandato do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e do vice, Otaviano Pivetta. Na ocasião, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, ressaltou que o desafio é promover uma gestão ainda mais eficiente, em todas as áreas do serviço público.
“É um desafio grande esta segunda gestão. O governador tem dito muito a palavra eficiência, que vai ser o objetivo desse novo mandato. Temos que melhorar nossa eficiência na saúde, na máquina pública, na educação, em todos os pilares do nosso governo. Temos que entregar muito mais do que entregamos até hoje. Mas temos uma equipe forte, unida, coesa, que realmente debate os problemas de Mato Grosso e os encara de frente”, discursou Mauro Carvalho.
À frente da Casa Civil de 2019 a março de 2022, Mauro Carvalho lembrou as dificuldades encontradas pelo governador Mauro Mendes e seus secretários no início da primeira gestão, e ressaltou o importante apoio da Assembleia Legislativa para que o Estado pudesse recuperar sua solidez fiscal. O secretário ainda lembrou da pandemia da Covid-19, enfrentada desde o segundo ano de mandato, e expressou sua solidariedade pelas perdas provocadas pela emergência sanitária.
Representando os demais empossados, Mauro Carvalho destacou a determinação do governador Mauro Mendes com os projetos tocados no Estado, e afirmou que seu foco e comprometimento são inspirações tanto para os secretários de Estado, quanto para os presidentes de empresas e autarquias, que também convivem com Mauro Mendes.
“Em todos os projetos, sem exceção, tem o dedo do governador, em todas as secretarias, empresas e autarquias. Realmente, isso é uma personalidade sua, Mauro, muito diferente, porque você consegue se envolver em tudo que existe no Estado de Mato Grosso. É impressionante a sua energia, independente da hora do dia, a sua concentração, o seu foco, e é isso que faz a diferença nessa gestão. Você acaba contagiando a todos nós com a sua vontade de entregar um governo muito melhor do que tivemos nos primeiros quatro anos”, afirmou.
Mauro Carvalho destacou importantes ações realizadas pelo Governo do Estado nos últimos quatro anos, como a estadualização das rodovias federais BR-174 e BR-163, importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso, e a construção de seis novos hospitais.
Ao final, o secretário também aproveitou para destacar o apoio da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que atua de forma voluntária no Governo do Estado, e agradeceu o empenho de servidores públicos que ajudaram a transformar o Estado de Mato Grosso.
Solenidade de posse
Estiveram presentes na cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, os senadores Wellington Fagundes, Jaime Campos e Margareth Buzetti, os deputados federais Fábio Garcia e Carlos Bezerra. Os deputados estaduais Max Russi, Elizeu Nascimento, Xuxu Dal Molin, Carlos Avalone, Valmir Moretto, entre outras autoridades e familiares.
Confira abaixo a relação de novos secretários:
1. Casa Civil – Mauro Carvalho
2. Chefe de Gabinete de Governo – Jordan Espíndola
3. Comunicação – Laice Souza
4. Agricultura Familiar – Tetê Bezerra
5. Cultura Esporte e Lazer – Jeferson Neves
6. Desenvolvimento Econômico – César Miranda
7. Educação – Alan Porto
8. Fazenda – Rogério Gallo
9. Planejamento e Gestão – Basílio Bezerra
10. Infraestrutura e Logística – Marcelo de Oliveira
11. Meio Ambiente – Mauren Lazzaretti
12. Procuradoria Geral do Estado – Francisco Lopes
13. Saúde – Gilberto Figueiredo
14. Segurança Pública – Coronel César Augusto de Camargo Roveri
15. Controladoria Geral – Paulo Farias
16. Ciência, Tecnologia e Inovação – Allan Kardec