Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Idosa tenta se vacinar contra a gripe 3 vezes, mas enfrenta dificuldades

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

A aposentada Abadia Martins de Souza, de 85 anos, viveu uma verdadeira saga para ser imunizada contra a gripe em Grande e, até o momento, não conseguiu. A busca pela vacinação teve muitas idas e vindas à Unidade Básica de Saúde (UBS) Coronel Antonino e foi marcada por senhas esgotadas, falta do imunizante e até vacinas estragadas.

2024 word3
A Aposentada Abadia Durante Uma Das Tentativas De Ser Imunizada (Foto: Arquivo Pessoal)

À reportagem do Página, a assessora de imprensa Danielle Valentim, de 33 anos, conta que a primeira tentativa de vacinação foi no dia 23 de março, quando ela chegou ao local e não conseguiu mais senha. 

No retorno dois dias depois, outra frustração. A idosa foi informada que os imunizantes tinham acabado. E, nesta segunda-feira (1°), ao procurarem novamente a UBS, foram informadas de que ocorreu uma queda de energia na unidade que resultou na perda de todas as vacinas.

“Já foram três semanas nessa brincadeira aí. Um dia não entregava mais senha, no outro não tinha mais vacina, e agora a falta de luz estragou as vacinas que tinham”, lamenta Danielle. 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Sesau ( Municipal de Saúde) para ter detalhes sobre o .

Em nota, a Sesau informou que no último dia 23 de março a unidade foi uma das duas que estiveram abertas durante o plantão de final de semana de sábado, sendo assim, não havia falta do imunizante. 

Na segunda-feira seguinte (25), as doses de fato haviam acabado devido à alta procura, contudo a situação foi regularizada na manhã do dia seguinte (26), quando é feito o reabastecimento dos insumos no local conforme a da unidade.

Quanto à falta de imunizante na data de hoje (01), a unidade de saúde em questão apresentou oscilação de energia, o que provocou o consumo completo da bateria reserva da câmara fria do local, ativada em emergências, resultando, assim, na perda dos imunizantes. Segundo a pasta, os estoques serão repostos no início da semana. 

A quantidade de vacinas perdidas não foi divulgada.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.