Sophia @princesinhamt
Notícias

Escritora de Cuiabá é a 3ª mais amada pelos leitores de e-book no Brasil em uma década

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Única News

A cuiabana Mari Sales ficou em terceiro no ranking de autores favoritos entre leitores de livros digitais, os famosos e-books, do Kindle Unlimited Brasil, plataforma da . Com mais de 100 romances publicados, ela ficou à frente de nomes como J.K. Rowling (autora da saga Harry Potter) e Nàna Páuvoli, autora da série Segredos, best-seller da Amazon.

O Kindle Unlimited é uma plataforma carinhosamente apelidada de “Netflix dos livros”. Pagando uma assinatura mensal, é possível ter acesso ilimitado, através de celular, computador, tablet ou pelo próprio aparelho Kindle, a diversos e-books disponibilizados por autores do mundo inteiro. Em comemoração aos 10 anos da plataforma, a Amazon ranqueou os dez livros favoritos, dentre os milhões disponíveis, e também os autores mais lidos neste período.

Mari, que começou lendo obras de autores como J.K. Rowling, Jostein Gaarder e Milan Kundera por influência de uma do ensino médio, se encontrou no romance e hoje escreve livros e contos de diversos subgêneros, especialmente o “hot”. Observando sua trajetória, ela vê o terceiro lugar no ranking como resultado de sua constância e, ainda que deseje crescer cada vez mais, já considera a posição um grande , devido à visibilidade que alcançou.

“Esse ano foi de transformação, de muitas mudanças. Como toda mudança, fica mais para baixo do que para o alto, mas dependendo do de vista. Em questão de visibilidade, eu estou em um ponto super auto [da carreira]”, afirmou Mari, em entrevista ao Única News.

Mari, que agora mora em –MS, cursou Computação e ingressou na área de Tecnologia da Informação (TI). Durante o curso e até depois de se formar, deixou a leitura por algum tempo, mas quando se mudou, transformou também sua mentalidade em relação ao trabalho e voltou para os livros ainda não lidos.

De volta ao grande universo da literatura, Mari descobriu as plataformas de e-books, os “romances românticos”, obras nacionais e a publicação independente. Neste período, um de seus amigos havia escrito um livro e ela se ofereceu para ajudá-lo a publicar nas plataformas digitais. Enquanto o auxiliava, foi que percebeu que poderia também publicar suas histórias. Ideias não faltavam.

A primeira publicação de Mari foi baseada em um diário de gravidez que havia escrito durante a gestação. Ela transformou a história no livro “Completa: o nascimento de uma , cuja capa havia sido produzida no Paint. “Eu brinco hoje que também foi o nascimento da escritora”, contou.

“Assim que eu publiquei, até antes de terminar de ajudar esse amigo, eu pensei ‘nossa, não é que dá para fazer, que não é burocrático?’. Eu consegui aprender com manuais na internet, com vídeos no YouTube. Foi assim que eu aprendi o processo editorial. A tecnologia me ajudou, porque antigamente se registrava livro na biblioteca nacional, mas eu já tinha acesso ao certificado digital e com o certificado eu conseguia autenticar esse documento sem precisar de nenhum outro órgão. E aí fui escrever meu primeiro livro de romance”, explicou Mari.

A partir daí, Mari escreveu diversas outras obras, entre elas “Por Você: A e o Quarterback” em que misturou ficção com seu quotidiano universitário. Aproveitando toda sua vivência na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sua própria experiência e as de colegas da instituição, ela escreveu um romance em que Milena Swagger, uma jovem disfarçada que planeja levar uma vida discreta, e o rebelde quarterback Paulo Victor.

Ao Única News, a escritora confidenciou que tudo sobre o protagonista e seu time de futebol americano foi inspirado no Cuiabá Arsenal, time regional que, apesar de o esporte não ser tão popular no país, tinha grande relevância na época em que Mari era estudante universitária.

Em 2009 a autora publicou seu primeiro e-book. Cerca de três anos depois, os livros digitais começaram a ganhar força no país. Desde então, ela já teve algumas de suas publicações impressas e oito obras traduzidas para o inglês e espanhol. Com a constância na publicação, ela alcançou o “top 3” no ranking do KU.

“Para mim foi a comprovação de que a constância faria a diferença. Eu tenho o projeto ‘DesafioMAriSales’, onde eu compartilho meu conhecimento e tudo que eu aprendi para viver da escrita, e uma das coisas que eu compartilho com outras autoras é que às vezes a gente não vê retorno imediato. Mas é essa construção. Esse terceiro lugar veio da constância”, compartilhou Mari.

A escritora ainda completou, desabafando de maneira contente: “Eu nunca fui a pessoa que estava sempre em destaque. Eu tive meus altos e tive meus baixos, mas as pessoas não me esqueceram foi por causa da constância”, disse explicando que escrever virou parte de sua rotina, um hábito que tem mesmo quando não se sente inspirada.

Com esse marco, os planos de Mari Sales são escrever cada vez mais livros com diferentes subgêneros na categoria romance, e abranger diferentes públicos.

“O meu objetivo sempre foi ter um livro que vai atender cada pessoa. As pessoas vão gostar de, pelo menos, um livro meu. E para que isso aconteça eu preciso escrever sobre todas as temáticas. Quando alguém pergunta ‘por qual dos seus livros eu começo a ler’ e eu pergunto ‘do que você gosta?’. Porque não existe um livro que todo mundo vai gostar, eu tenho um livro que é mais dramático, um livro de ação, livro com mistério, hot, literatura de conforto, infantil. Então eu quero apostar em novas temáticas”, disse Mari, compartilhando seus planos para o futuro.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.