Com objetivo de incentivar o hábito de leitura e o conhecimento de obras literárias, a Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (15) a primeira etapa do projeto “Contação de Histórias” direcionados aos alunos das turmas do pré-escolar, educação infantil e ensino fundamental da rede de ensino municipal.
Durante três dias, de quarta a sexta-feira (17) a atividade de contação de histórias, por meio do ‘projeto literário contando, cantando e encantando’ vai estar contemplando alunos de turmas de diferentes escolas, propiciando às crianças e adolescentes momentos de contato com a leitura de forma lúdica e musical, fazendo com que os alunos desenvolvam habilidades relacionadas à leitura, incentivando a vontade pela leitura e ampliando o seu conhecimento linguístico.
Nos dois primeiros dias, a atividade será desenvolvida na quadra da Escola Municipal Atalaia dividido em quatro períodos com duração de 30 a 40 minutos cada, já na sexta-feira o local da atividade será na Escola Municipal Perpétuo Socorro contemplando assim os alunos das escolas da zona rural do município.
Segundo a Secretaria de Educação, o evento faz parte da programação pedagógica planejada para o ano de 2023, seguindo o material estruturado de ensino adquirido pela Prefeitura de Colíder para os professores executarem em sala de aula, incluindo a atividade de contação de histórias.
Para o Prefeito de Colíder, Hemerson Máximo (Maninho) investir na educação e em nossas crianças tem sido o melhor caminho para o futuro de Colíder. “O nosso objetivo é garantir um ensino de qualidade a todos os alunos da rede municipal. E a forma lúdica tem um papel preponderante para esse ensino, por este motivo não temos medido esforços para fortalecer ainda mais os investimentos na área da educação”, pontuou o Prefeito.
A primeira etapa contou com a participação do escritor e artista, Betto Rodrigues, da cidade de Fortaleza que de forma lúdica e musical encantou os alunos neste primeiro dia de evento.
“A ideia do projeto é levar ludicidade, através do livro infantil, musicalidade e incentivo à leitura não como uma ferramenta, mas como eixo de ensino”, destacou o artista.
Através da atividade de leitura e contação de história, a Secretaria de Educação estima conseguir alcançar 2.906 alunos motivando cada um, a realizar leituras diárias durante todo o ano letivo.