A eleição para os cargos de reitor e diretor-geral nos campi do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi suspensa após sobrecarga devido ao número de acessos simultâneos, segundo informou o IFMT por meio de nota, nesta quarta-feira (23). Uma nova data de votação será informada.
A votação começou às 8h, normalmente, com registro de votos dos eleitores. No entanto, minutos depois, às 8h10, eleitores reclamaram que não estavam conseguindo acessar o sistema.
Foram identificadas tentativas de acesso simultâneas que causaram sobrecarga no servidor, exigindo um aumento nos recursos de hardware (memória e processador) para atender à demanda de requisições. Para realizar o aumento dos recursos, foi necessário reiniciar o servidor por volta das 8h28.
Após a restauração dos serviços, o número de tentativas de acesso continuava elevado. Além disso, o IFMT também verificou que o sistema apresentou comportamento inconsistente devido ao travamento e ao reinício abrupto do servidor.
“[…] uma vez iniciado o processo de votação, o sistema eleitoral não permite ações corretivas ou de reconfiguração, o que impediu qualquer intervenção técnica para corrigir o comportamento inconsistente observado”, destacou o IFMT.
O mesmo sistema foi utilizado nas eleições de 2020 e em outras eleições na instituição.
Fonte: hnt