Sophia @princesinhamt
Notícias

Descubra como perder dentes pode acelerar o envelhecimento facial, segundo especialista

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Realidade para muitas pessoas no país, a perda de dentes não afeta só o sorriso, mas pode mudar a forma do rosto.

2024 word3
Foto: Ilustrativa

Ana Paula Barbosa, especialista em harmonização orofacial e cirurgia bucomaxilofacial, explica que quando a pessoa perde um dente, o osso que ficava ao redor dele começa a “derreter” ou diminuir. Isso acontece, porque o osso precisa da pressão do dente mastigando para se manter firme e saudável. Sem essa pressão, o osso começa a desaparecer.

607bf333 5c2f 4903 99c2 d22488266408
(Foto: Ilustração)

“Essa perda de osso pode fazer com que nosso rosto pareça mais velho. Por exemplo, a mandíbula pode parecer menor, e a pele ao redor da boca pode ficar mais enrugada. Além disso, sem os dentes para dar suporte, a altura do nosso rosto pode diminuir, fazendo com que pareça que estamos sempre com a boca fechada ou franzida”, explica Ana Paula.

Segundo ela, substituir os dentes perdidos não é só uma questão de estética, mas também ajuda a manter o osso do rosto saudável. Usar implantes dentários, por exemplo, pode ajudar a manter o osso firme, porque eles funcionam como raízes de dentes falsos, dando ao osso a pressão que ele precisa para não diminuir.

A especialista conta que a melhor maneira de lidar com a perda de dentes é prevenir.

“Isso significa cuidar bem dos dentes, escovando e usando fio dental todos os dias, e visitar o dentista regularmente. Mas, se perdermos um dente, não devemos esperar para substituí-lo. Quanto mais cedo cuidarmos disso, melhor será para a saúde do nosso rosto”, alerta.

Por fim, Ana Paula garante que manter um sorriso completo não só nos deixa mais bonitos, mas também ajuda a manter a saúde e a estrutura jovem do nosso rosto.

*Ana Paula Barbosa CROMT3330
É Cirurgiã Dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial, Ortodontia e Harmonização Orofacial.
Mestre e Doutora em Cirurgia Bucomaxilofacial.
Professora Universitária desde 2004
Coordena no Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Municipal de Cuiabá e cursos de pós-graduação em Harmonização Orofacial.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.