A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde) fala em desabastecimento de testes rápidos para covid em Mato Grosso do Sul. Uma nota com recomendações frente à indisponibilidade foi publicada pelo órgão nesta quinta-feira (15).
Conforme o documento emitido pela Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública, por meio da Gerência de Influenza e Doenças Respiratórias, os gestores e equipes municipais vêm sendo alertados desde novembro de 2023 a respeito da limitação nos quantitativos de testes rápidos e possíveis desabastecimentos.
“Desta forma, reforçamos a necessidade de compra de Testes Rápidos de Antígeno de Covid-19 por parte dos municípios”, afirma trecho da nota. A SES-MS destacou que não é atribuição da pasta o fornecimento total de TR antígeno para covid de forma a atender toda a demanda de sintomáticos respiratórios dos 79 municípios.
Mudança de diagnóstico para covid
Segundo a nota da SES-MS, casos de síndrome gripal leves, fora de grupos prioritários, atendidos em toda rede de atenção primária à saúde no Estado, deverão ser manejados de acordo com a clínica apresentada.
O órgão destaca na publicação que também há no mercado a possibilidade de autoteste disponível em farmácias.
Já os pacientes com sintomas graves, hospitalizados ou de grupos prioritários devem fazer o exame RT PCR – Biologia Molecular, aquele em que o resultado sai entre três e cinco dias, considerado padrão ouro.
Fonte: primeirapagina