Notícias

‘Curso de Escova e Modelagem promovido pela ‘Força Mulher’ inaugura em Mato Grosso’

2024 word1

‘Força Mulher’ forma primeira turma de ‘Escova e Modelagem’ em Mato Grosso

Turma de 18 mulheres recebeu certificado de formação profissionalizante e um kit com materiais para dar início ao empreendedorismo

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
11/06/2024 às 18:44

A emoção tomou conta do encerramento do primeiro ciclo de formação do projeto Força Mulher, organizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso), na cidade de , nesta segunda-feira (10.06). Com uma escova na mão, 18 mulheres entraram por um tapete vermelho para receberem o canudo com os certificados do curso de ‘Escova e Modelagem’ e ‘Empreenda Já’ e o ‘Kit das Empreendedoras’, com produtos profissionais para iniciar os trabalhos.

“Essa entrada foi sensacional, precisamos pensar sempre em inovar para o mundo. Essas mulheres estão abrindo a de um novo ciclo, a do empreendedorismo. E, cabe a nós do Sebrae contribuir com o desenvolvimento do pequeno negócio. Esse é um projeto que veio para fortalecer e conduzir as mulheres oriundas de programas sociais e vulnerabilidade familiar para que elas possam ter uma profissão. Muitas mulheres deixaram filhos, alguém para cuidar, para estar no curso e isso é muito gratificante, ver um novo caminho sendo trilhado com constância”, disse emocionada a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, durante a cerimônia de abertura.

Para transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, o projeto ‘Força Mulher’ conta com o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O projeto visa dar suporte e identificar as mulheres que desejam ser protagonistas de sua própria história, por meio do empreendedorismo para a conquista do trabalho e renda, a partir da valorização dos talentos individuais e da cultura local.

Esta é a primeira turma do ‘Força Mulher’ no Brasil a ser formada fora do estado de origem, em Tocantins. E o pioneirismo vai além nessa trajetória de e sucesso, para algumas das formandas este é primeiro certificado que recebem. Como relata a dona de casa Marina Alvizi, que ao ficar viúva se viu diante dos três filhos sem profissão e sem renda e com o projeto começa a ver uma nova oportunidade.

“O Sebrae está me dando uma chance na vida. Eu não conhecia nada, não sabia mexer com cabelo e aprendi muita coisa, é uma porta que está se abrindo para mim. Com essa oportunidade que a prefeitura junto do CRAS e do Sebrae, eu consigo me ver começando a trabalhar de casa mesmo, no começo, porque é muito difícil para eu fazer deixar as crianças sozinha em casa. Logo que comecei o curso já apareceram amigos querendo fazer escova. Agora que eu tenho os produtos e o secador eu posso começar a trabalhar”, disse Marina contente.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas, o ‘Força Mulher’ é composto de uma metodologia dividida em dois ciclos, com duração entre dois e seis meses. O primeiro ciclo conta com a Capacitação Empreendedora, no qual envolve palestras, oficinas e cursos. Enquanto o segundo ciclo é voltado para o Planejamento e Ação, com foco no Acesso ao Mercado.

As 18 participantes já passaram pela palestra ‘Descubra a sua Força, Mulher!’, pela oficina ‘Oportunidade para Empreender: uma questão de escolha’, um curso profissionalizante de ‘Escova e Modelagem’ e o curso ‘Empreenda Já’, com orientações sobre o empreendedorismo, valor do negócio, vendas pela internet, fluxo de caixa e a orientações para trabalhar como Microempreendedor Individual (MEI).

O segundo ciclo será composto por encontros quinzenais com rodas de conversa, palestras e articulações de acesso ao mercado para que as participantes possam mostrar o seu trabalho. Empolgada com a próxima etapa, Juscilene Medeiros conta que o aprendizado já adquirido será essencial para dar o início aos atendimentos e espera seguir na profissão.

“Eu aprendi a escovar o cabelo, lavar e hidratar, até mesmo dividir. Eu gostei muito dessa experiência e sou muito grata pelo Sebrae que deu essa oportunidade para nós. O ‘Força Mulher’ chegou na hora certa para mim, porque eu realmente estou pensando em conseguir uma profissão, para ter minha própria dependência. Eu quero isso para mim, eu já tinha esse e graças a Deus agora vou dar continuidade nesse sonho porque eu já tenho a experiência, já sei por onde começar a preparar o cabelo, fazer modelagem. Quero dar continuidade em tudo que aprendi aqui e espero montar meu próprio salão”, completa Juscilene.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.