Grupo do Whatsapp Cuiabá
Notícias

Anvisa alerta sobre os riscos das pomadas modeladoras para cabelos: saiba mais!

2024 word2
CRM Com Automação Canal Mídia

As de Carnaval já estão acontecendo e muitas pessoas gostam de montar um visual criativo, único e divertido. Uma dessas opções é modelar, fixar ou trançar os cabelos.

Com essa tendência se aproximando, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou um alerta na última sexta-feira (9), em relação ao uso de produtos cosméticos para modelar, fixar ou trançar cabelos.

2024 word2
Anvisa Orienta Para Que Antes De Utilizar O Produto, Verifique Se Ele É Aprovado Pela Agência. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Conforme o comunicado, o produto tem seu uso intensificado nessas festividades, e no mesmo período do ano passado, , houve um aumento significativo no número de notificações de adversos. Fique atento às recomendações da Anvisa e aproveite o Carnaval de forma segura.

Recomendações

  • Não utilize produtos irregulares, ou seja, produtos não autorizados pela Anvisa. Aqui, vale a máxima: “Sua saúde em lugar!”;  
  • Leia atentamente o rótulo do produto e siga as orientações do fabricante;  
  • Evite o uso excessivo desses produtos. Aplique-os de forma moderada, em pequenas quantidades;
  • Realize um teste de alergia em uma pequena área da pele antes de aplicar o produto;
  • Não use o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação;
  • Evite o contato do produto com os olhos. Evite situações em que o produto possa escorrer para os olhos, como banho de piscina e mar. Quando for remover o produto da cabeça, durante o banho, faça-o com cuidado, inclinando a cabeça para trás;
  • Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os com água corrente por 15 minutos, pelo menos.

Em caso de evento adverso, procure assistência médica e não deixe de notificar a ocorrência à Anvisa.   

Como notificar um evento adverso?

Existem três formas de notificar eventos adversos à Agência, sendo os canais: LimeSurvey, Notivisa e também pelo e-Notivisa.

O Notivisa é destinado a empresas e profissonais de saúde, que poderão efetivar a notificação após a realização de cadastro.

Já o e-Notivisa e LimeSurvey permitem que o cidadão comum realize a notificação. O e-Notivisa possibilita que qualquer pessoa com CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) comunique uma reclamação, seja em seu nome ou de terceiros.

Como saber se a pomada é aprovada pela Anvisa?

Para facilitar a visualização e acesso aos dados dos produtos aprovados pela Agência, clique aqui e acesse a lista de pomadas autorizadas, que podem permissão de comercialização e fabricação vigentes.

Confira também a página com orientações sobre pomadas para trançar ou modelar cabelos.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.