O dia 5 de junho é conhecido mundialmente como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Buscando a conscientização da sociedade quanto a proteção e a preservação da natureza, adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) de Gaúcha do Norte desenvolveram ações propostas pelo Selo UNICEF.
As ações contaram com visitas realizadas à horta municipal e aos alunos do 5° e 6° Ano da Escola Municipal de Educação Básica Bem Me Quer. Ao todo, 22 adolescentes participaram das ações para promover conscientização.
“O objetivo desse projeto é mostrar como nós podemos contribuir de maneira saudável e inteligente para a conservação do nosso meio ambiente que a cada dia adoece mais. Incentivando a comunidade escolar e não escolar na realização de composteiras, a partir de restos de alimentos que provavelmente o destino seria o lixo; conscientizar a todos sobre a importância de produção de alimentos saudáveis, com utilização de adubos orgânicos e sem uso de agrotóxicos; trabalhar a educação ambiental de forma a mostrar para a população na prática como a produção orgânica traz benefícios ao meio ambiente; incentivar a produção de hortaliças nas residências com baixo custo, cumprindo um papel sócio econômico e ambiental bem como a implantação do projeto de composteiras junto a horta municipal a partir de parcerias com as escolas municipal e estadual no que se refere a reutilização de resíduos de alimentos que poderão ser utilizados para a construção das composteiras”, comentou a mobilizadora dos adolescentes, Débora Ferreira da Silva.
Durante as falas, os adolescentes do NUCA e a mobilizadora explicaram o processo de uma composteira, um adubo orgânico que pode ser utilizado em hortas e em adubação natural de plantas diversas, quais seus benefícios para o meio ambiente e para uma alimentação saudável. A presença de uma horta municipal e o trabalho desenvolvido lá também foi abordado junto com os alunos.
A ideia de um projeto futuro de composteiras na hora municipal também foi disseminada aos alunos, o objetivo é implantar uma parceria entre os adolescentes do NUCA, a horta municipal e as escolas para destinar todos os descartes de restos de alimentos para a horta para que posteriormente sejam realizadas as composteiras. “O projeto de uma horta orgânica estimula a produção e consumo de alimentos naturais, com atividades ligadas à culinária, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica, a influência nas escolhas alimentares das crianças e até mesmo dos adultos, além de apresentar na prática as consequências e ações que a sociedade têm em relação ao meio ambiente”, disse a mobilizadora do NUCA.
Fonte: Assessoria da Prefeitura