Sabe aquela gripe chata que, eventualmente, nos afeta? Os sintomas da Influenza – febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza e mal-estar – podem ser amenizados com alguns chás à base de plantas medicinais.
O Primeira Página conversou com a nutricionista cuiabana Iohana Muxfeldt, que explicou o preparo de seis tipos de chás; confira abaixo:
Chás contra gripe 🍵
O uso de chás caseiros feitos com plantas que podem aliviar alguns sintomas, não é novidade. Na verdade, é um hábito que ultrapassa gerações.
Quem é que nunca tomou um chá preparado por pais ou avós, por exemplo, ouvindo eles afirmarem que a bebida poderia curar uma doença que estivesse nos afetando?
A nutricionista comportamental Iohana Muxfeldt afirma que existem seis tipos de chás que podem auxiliar no tratamento da gripe; são eles:
- Chá de hortelã;
- chá de guaco;
- chá de casca de laranja;
- chá de dente-de-leão;
- chá de alecrim;
- chá de gengibre.
Propriedades medicinais🌿
Para entender melhor como os chás naturais podem ajudar nos sintomas gripais, Iohana Muxfeldt contou sobre as características e benefícios de cada uma das plantas citadas acima.
Guaco e hortelã
Popularmente conhecido como ‘erva-de-cobra’, o guaco funciona como um expectorante, sendo um grande aliado na melhora da tosse e eliminação de mucos ou da coriza.
A hortelã tem propriedades medicinais muito parecidas com as do guaco, e ainda pode funcionar como um analgésico natural, aliviando as dores de cabeça ou corporais, segundo a nutricionista.
Além disso, ambos podem agir como anti-inflamatórios, antioxidantes e antidiarreicos.
Casca de laranja
A vitamina C não é a única propriedade da casca de laranja. Ela é composta pelo bioativo hesperidina, que além de combater os sintomas gripais, ajuda a fortalecer a imunidade, como explica a nutricionista.
O chá de casca de laranja também tem ações anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele pode ser preparado com a casca fresca ou desidratada.
Dente-de-leão
O dente-de-leão tem propriedades antioxidantes e possui vitaminas A e C. Por isso, ele também é citado pela nutricionista como uma boa forma de aumentar a imunidade e se prevenir contra a gripe.
Alecrim
O alecrim tem propriedades que melhoram a digestão, ajudam na dor de cabeça e em inflamações.
Além disso, como explica Muxfeldt, ele é antibiótico, antisséptico, depurativo, antiespasmódico e diurético, sendo indicado para o tratamento de diversos problemas de saúde.
Gengibre
Um ótimo anti-inflamatório, anti-bacteriano e analgésico, o chá de gengibre é uma ótima forma de combater dores de garganta e outros sintomas de resfriados.
A nutricionista lembra que, no caso do gengibre, ele deve ser fervido com a água no preparo do chá, aumentando a aborção das propriedades da planta.
Outra dica é que ele pode ser consumido sozinho ou adicionando limão e canela.
Como preparar os chás?
Primeiro, a nutricionista cuiabana lembra que esses chás devem ser ingeridos por três vezes ao dia, no máximo. A pessoa pode complementar a hidratação com outras fontes de líquidos, como sucos e, principalmente, água.
Para os chás de ervas, dilua uma colher da erva em 300 ml de água. Já para raízes e cascas, ferva junto com a água e deixe em decocção por 10 minutos.
No caso de chás feitos com folhas, elas devem ser colocadas na água após a fervura, deixando o recipiente tampado (em infusão) de cinco a 10 minutos.
Outro ponto explicado pela nutricionista é sobre o uso do mel como adoçante dos chás, que é uma forma mais saudável e natural de dar um gosto mais saboroso às infusões, já que o mel também possui propriedades anti-inflamatórias.
E para que o seu sistema imunológico realmente consiga combater a Influenza, os chás devem ser combinados com uma alimentação correta, rica em frutas e vegetais.
Alerta sobre os chás ⚠️
Ainda conforme a nutricionista, os chás citados acima podem ser ingeridos por crianças a partir de 1 ano. Já idosos, gestantes ou lactantes devem buscar autorização de um profissional da saúde para consumirem.
Vale lembrar que as dicas da nutricionista não excluem a importância e a necessidade do acompanhamento médico.
Além disso, não devemos esquecer que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.
A gripe
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.
O Ministério da Saúde adverte que o tratamento deve ser iniciado em até 48h após os primeiros sintomas, para evitar uma piora no quadro.
Dentre os principais sintomas gripais, estão:
- Febre;
- tosse;
- coriza;
- dor de garganta;
- dor no corpo;
- dor de cabeça;
- diarreria;
- mal-estar.
Fonte: primeirapagina