Sophia @princesinhamt
Mundo

Giorgia Meloni critica competição desigual de atleta intersexo na Olimpíada

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, criticou a de “atleta ” na Olimpíada de Paris. Em coletiva de imprensa, Giorgia afirmou que não foi uma “competição justa”.

Biologicamente definida como (hermafrodita), Khelif recebeu autorização a competir na categoria feminina nos Jogos Olímpicos apesar da desqualificação em outras competições por “níveis elevados de testosterona”. A da argelina contra a atleta italiana durou apenas 46 segundos.

Angela decidiu se retirar por receio de ter fraturado o nariz depois de um soco. Antes de deixar o ringue, disse: “Não é justo”. Em entrevista, a atleta de 25 anos, natural de Nápoles, declarou que nunca havia recebido um soco tão forte antes.

Logo, levantou-se a polêmica sobre a participação de atletas com características masculinas em esportes femininos.

:

Igualdade no esporte feminino depois atleta trans na Olimpíada

Meloni expressou preocupações sobre a proteção dos direitos das atletas femininas de competir em condições iguais. Também enfatizou a necessidade de excluir atletas com características genéticas masculinas das competições femininas.

“Com níveis de testosterona presentes no sangue da atleta argelina, essa não é uma competição justa”, avaliou a premiê italiana. “Atletas com características masculinas não devem ser admitidos em competições femininas para proteger os direitos dos atletas.”

Khelif vai competir nas quartas de final assim como a boxeadora taiwandesa Lin Yu-ting, também intersexo. Lin, assim como Khelif, não conseguiu passar nos testes de elegibilidade de gênero no Campeonato Mundial Feminino de Boxe, em Nova Délhi (Índia), no ano passado. Isso levou à sua desqualificação.

Críticas sobre a falta de critérios

A participação de Khelif e Lin gerou críticas sobre a falta de critérios uniformes em nível internacional. Mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) defendeu a inclusão das duas boxeadoras intersexuais e afirmou que elas cumprem as regulamentações de elegibilidade. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.