O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) está monitorando de perto a Usina Hidrelétrica Colíder, que fica no rio Teles Pires. A usina, que pertence à Eletrobras, começou a ter o nível de seu reservatório reduzido de forma controlada após a identificação de problemas estruturais.
O motivo da redução é um problema em cinco dos 70 drenos da usina, estruturas que são essenciais para aliviar a pressão da água. A falha fez com que o status de segurança da usina passasse de “Atenção” para “Alerta”, o terceiro de quatro níveis de risco.
O rebaixamento do nível do lago foi uma recomendação de especialistas para permitir uma análise técnica mais detalhada e os reparos necessários. O Ministério Público se reuniu com a Eletrobras para acompanhar o Plano de Ação de Emergência da empresa.
Em nota, o MPMT reforçou que o objetivo é garantir que todas as ações sejam feitas com transparência, priorizando a segurança da população e o meio ambiente. O órgão informou que vai continuar fiscalizando todas as etapas do processo, em conjunto com outras entidades.
Fonte: unicanews