Via @ndmais | O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais nesta terça-feira (16) para reagir às declarações do ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.
Na segunda-feira (15), mendes afirmou que a Corte “não aceitará” um eventual pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. Em tom de confronto, Nikolas disse que Mendes desrespeitou tanto a Constituição quanto o Senado ao se manifestar dessa forma.
“O Senado pode, pela Constituição, julgar crime de responsabilidade de ministro do STF, que resulta na perda do cargo. Está na Constituição Federal. Sendo assim, ele está dizendo que não aceita a Constituição e nem o Senado – que representa o povo”, escreveu o parlamentar.
Nikolas Ferreira criticou a posição do decano do STF após ato em defesa da democracia
A fala de Gilmar Mendes ocorreu em São Paulo, durante um ato organizado pelo Fórum Direitos Já, em defesa da soberania nacional e contra a anistia. O ato contou com a presença de artistas e autoridades em um teatro da capital paulista.
O ministro afirmou que as instituições atravessam um dos momentos mais delicados desde a redemocratização, mas destacou a resiliência democrática e o papel da sociedade civil no apoio ao Supremo.
Nikolas Ferreira, um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara, vem se consolidando como uma das vozes mais críticas à Suprema Corte.
O embate se insere em um cenário de tensão entre parte da oposição e o Judiciário, especialmente em torno das investigações e julgamentos relacionados aos ataques de 8 de janeiro de 2023.
Paulo Cesar da Luz
Fonte: @ndmais