Em menos de um ano, no dia 24 de dezembro de 2024, a sonda solar Parker da agência espacial norte-americana () passará pelo a uma velocidade de 195 quilômetros por segundo.
Até hoje, nenhum objeto construído pelo homem terá se deslocado tão rápido e nem chegado tão perto da estrela, a apenas 6,1 milhões de quilômetros da “superfície”.
O feito deve representar um momento marcante na história da exploração espacial.
“Basicamente, estamos quase pousando em uma estrela. Esta será uma conquista monumental para toda a humanidade”, exaltou Nour Raouafi, cientista do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, em entrevista para o site de notícias britânico BBC News.
“É algo equivalente ao pouso da em 1969.”
A surpreendente velocidade da sonda será obtida pela imensa atração gravitacional que entrará em ação quando o dispositivo estiver na órbita em direção ao Sol.
Essa velocidade pode ser comparada a voar de Nova York a Londres em menos de 30 segundos.
Missão ao Sol é uma das mais ambiciosas da Nasa
Lançada em 2018, a sonda Parker representa uma das missões mais ambiciosas já concebidas pela Nasa. O objetivo é fazer viagens repetidas e cada vez mais próximas do Sol.
A manobra que será feita no final de 2024 levará a sonda a apenas 4% da distância total entre o Sol e a Terra, que é de 149 milhões de quilômetros.
Contudo, o desafio será grande. No ponto da órbita da sonda mais próximo da estrela, a temperatura deverá atingir 1,4 mil graus.
A estratégia para que Parker não deixe de funcionar é entrar e sair rápido dessa órbita, a tempo de fazer medições do ambiente solar com um conjunto de instrumentos instalados atrás de um escudo térmico espesso.
![Nasa Planeja Missão Épica Para Explorar O Sol: A Próxima'Lua' Da Humanidade 2 sonda Parker Solar Probe_sol Nasa](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/12/sonda-Parker-Solar-Probe_sol-Nasa-a.webp)
![Nasa Planeja Missão Épica Para Explorar O Sol: A Próxima'Lua' Da Humanidade 3 sonda Parker Solar Probe_sol Nasa](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/12/sonda-Parker-Solar-Probe_sol-Nasa-a.webp)
Os pesquisadores esperam obter um conhecimento inovador sobre alguns processos mais importantes da estrela. O principal deles é uma possível explicação mais detalhada sobre o funcionamento da coroa, a atmosfera externa do Sol.
A sonda Parker fez uma de suas aproximações em direção ao Sol na sexta-feira 29.
Mais três viagens do tipo estão planejadas para 2024, antes de o equipamento girar em torno de Vênus no dia 6 de novembro. O intuito é acertar a curva da órbita.
De acordo com Nicky Fox, chefe da Ciência da Nasa, a maior vantagem do sobrevoo marcado para 24 de dezembro de 2024 seria o tempo mais prolongado que a sonda vai permanecer na coroa do Sol.
“Não sabemos o que encontraremos, mas estaremos à procura de ondas no vento solar associadas ao aquecimento”, disse ela à BBC.
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
Fonte: revistaoeste