ParabĂ©ns! Se vocĂȘ tem entre 1 mil e 10 mil seguidores nas redes e influencia diretamente decisĂ”es dentro da sua bolha, grandes marcas podem estar de olho em vocĂȘ. Isso porque esses influenciadores com bases menores sĂŁo chamados de nano influencers. No Brasil, seu uso em açÔes de marketing â nas quais a autenticidade e a proximidade sĂŁo essenciais â vem crescendo significativamente.
Ă o que ajuda a explicar por que 80% das marcas trabalham com criadores de conteĂșdo, conforme dados obtidos no estudo âCreator POV 2024â, promovido pela plataforma LTK em parceria com o Retail Analytics Council da Universidade Northwestern.
A razĂŁo Ă© simples: os nano influencers conseguem impactar nichos especĂficos, promovendo interaçÔes genuĂnas e altamente engajadas. Segundo a Squid, uma das principais plataformas de marketing de influĂȘncia no Brasil, esses pequenos influenciadores geram uma taxa de engajamento mĂ©dia de 8,7%, muito superior aos 1,5% obtidos por macro influenciadores em campanhas tradicionais (dados de 2023).
Foi o que marcas como Santander e Avon puderam experimentar em suas açÔes. Para o lançamento da sua nova conta PJ voltada para microempreendedores, o gigante bancĂĄrio apostou forte em nano influencers em fevereiro deste ano. A partir de eventos presenciais que aconteceram em coworkings de SĂŁo Paulo e Recife, os nano selecionados compartilharam experiĂȘncias pessoais sobre empreendedorismo e como o novo produto poderia facilitar a vida dos empresĂĄrios. A abordagem gerou discussĂ”es orgĂąnicas sobre a conta do Santander, trazendo mais de 10 mil novos cadastros em menos de um mĂȘs apĂłs o lançamento, segundo a assessoria do banco.Â
Uma comunicação extremamente alinhada com o pĂșblico-alvo da campanha, a exemplo do que tambĂ©m aconteceu com a Skol Puro Malte no Rock in Rio 2024. Para ativar seu produto no festival, a marca da AMBEV decidiu utilizar pequenos influenciadores com perfis ligados ao lifestyle jovem e ao universo da mĂșsica. Os nano influencers participaram de ativaçÔes ao vivo, como jogos e desafios que aconteciam no stand da Skol. Os seguidores, por sua vez, acompanhavam os bastidores e interaçÔes em tempo real. A combinação entre o live marketing e a atuação desses influenciadores desceu mais do que redondo para a marca: segundo dados da companhia, um aumento de 15% nas vendas de Skol durante o festival.
No Brasil, o aumento na audiĂȘncia de plataformas como TikTok e Instagram Reels, que valorizam conteĂșdo autĂȘntico, favorecem esses pequenos influenciadores de potencial gigantesco. NĂŁo por acaso, 95% das empresas pretendem aumentar os investimentos no mercado de influĂȘncia nos prĂłximos anos, conforme apontam dados divulgados pela BrandLovrs no estudo âCreator POV 2024â.
No mundo do marketing, nem tudo se faz em escalas grandiosas e no superlativo. O que influencia o verdadeiro elo entre empresas e consumidores sĂŁo os detalhes, como em uma conversa Ăntima, como em um papo de amigos. Nesse sentido, os nano influencers nĂŁo sĂŁo apenas âgarotos-propagandaâ; sĂŁo personas de confiança que entregam a mensagem da marca com a relevĂąncia de quem entende o outro.
Fonte: gazzconecta