Com o cartão em mãos, os beneficiários já terão acesso ao pagamento de R$ 150 mensais, que começa a ser creditado a partir da recarga de setembro. Somente o titular pode retirar o cartão, mediante apresentação de documento pessoal com foto. No interior, a distribuição será feita pelas secretarias municipais de Assistência Social, com apoio da Polícia Militar.
O primeiro dia de mutirão teve grande procura, especialmente por famílias em situação de vulnerabilidade. Mães solo relataram que o benefício ajuda na compra de alimentos e itens básicos para os filhos, como leite e fraldas. Para outras famílias, a retirada do cartão representa um reforço importante no orçamento e a expectativa de dias mais tranquilos.
Segundo a secretária adjunta de Programas e Projetos Especiais da Setasc, Juliane Maciel, além da entrega, a ação garante orientação aos beneficiários. “Em apenas um dia de mutirão, atendemos mais de mil e trezentas pessoas em Cuiabá. Nossa equipe fornece todas as informações necessárias e esclarece dúvidas, com apoio dos municípios e da Polícia Militar”, afirmou.
Durante o mutirão, os beneficiários também podem se inscrever no Programa SER Família Capacita, que oferece cursos de qualificação profissional. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de geração de renda e é considerada uma das condicionalidades do programa.
O secretário de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a entrega é uma forma de aproximar o poder público das famílias. “Ver mais de 1,3 mil pessoas atendidas já no primeiro dia demonstra que estamos no caminho certo, fortalecendo a rede de assistência social e garantindo mais dignidade às famílias mato-grossenses”, avaliou.
Fonte: Olhar Direto