O museu possui um acervo rico, que inclui peças relacionadas ao saneamento e fotografias históricas das bicas de chafariz de Cuiabá, retratando a história do sistema de abastecimento de água da cidade, além da evolução da caixa d’água e outras peças históricas.
“Estamos com a exposição temporária A Serviço do Reino, uma coletânea de vários artistas cristocêntricos. Além dessa, temos a exposição permanente de fotografias antigas de Cuiabá, intitulada Cuiabá: Imagens da Cidade, que traz os primeiros registros fotográficos até 1960”, detalhou a turismóloga Thaís Nishimura.
No local, os visitantes podem conhecer a exposição que apresenta fotografias antigas da cidade, desde os primeiros registros até 1960, proporcionando um mergulho na Cuiabá antiga. As exposições temporárias também são alternadas após um determinado período, para oferecer novas experiências aos visitantes.
O espaço, que atualmente abriga diversas exposições, foi revitalizado e transformado no Museu Morro da Caixa D’Água Velha após ser elevado a Patrimônio Cultural da cidade pela Câmara Municipal. A caixa d’água foi construída no século XIX e inaugurada em novembro de 1882, sendo responsável pelo abastecimento de água na época. O crescimento da população exigiu outras alternativas de abastecimento, e a velha caixa d’água foi desativada na década de 1940.
Fonte: Olhar Direto