Com história que remonta ao início do século 19, o Museu do Ingá une a história do antigo estado do Rio de Janeiro e da cidade que foi sua capital: Niterói. Além de um espaço para registrar esse passado, a instituição – cujo nome oficial é Museu de História e Arte do Rio de Janeiro – também sedia exposições.
As atrações, que incluem atividades abertas, como cursos, oficinas e música, são encontradas no Palácio Nilo Peçanha: foi lá que funcionou a sede do governo fluminense até 1975, quando o estado da Guanabara (onde ficava a cidade do Rio) finalmente se fundiu com o antigo estado do Rio de Janeiro, formando a unidade federativa que existe hoje.
Conhecendo o museu
O Museu do Ingá é resultado da junção de duas instalações que funcionavam separadamente até 1991: o Museu de Artes e Tradições Populares e o Museu Histórico do Estado.
Hoje, a parte dedicada à arte reúne dez salas de exposições, e abriga também coleções da antiga sede do governo, com destaque para obras de figuras centrais do modernismo nacional, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
O local também sedia um laboratório de restauração de conservação, além de oficinas de gravuras e uma biblioteca especializada na história do país, que conta com acervos relacionados ao Primeiro e Segundo Império, além do Brasil Colônia.
No acervo do Ingá, visitantes também podem ver elementos históricos de mobiliário, porcelana, indumentária, esculturas e fotografias remetendo aos diferentes períodos históricos abarcados pelo museu, em um acervo de quase 5 mil peças.
Atrações rotativas
O Museu do Ingá também é conhecido pelas exibições temporárias de temas variados. Recentemente, por exemplo, o espaço recebeu uma mostra sobre representações e contrastes da Mata Atlântica, bem como exposições do xilogravurista José Igino.
As mostras temporárias também são acompanhadas por atividades interativas, cursos e seminários abertos para o público, que vão além do escopo das exposições permanentes do museu. Em 2026, já houve aulas e oficinas de tango e de máscaras para Carnaval.
Como as atrações são rotativas e muitas das oficinas exigem inscrição prévia, vale acompanhar a página oficial do museu nas redes sociais para se manter atualizado.
O Museu do Ingá abre de quarta a domingo, das 12h às 17h, com entrada franca.
R. Pres. Pedreira, 78 – Ingá, Niterói
Fonte: viagemeturismo






