A retirada das tropas russas da cidade de Kherson deu novo fôlego à Ucrânia, que já fala em vencer a guerra. Durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático no Camboja, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou neste sábado que a libertação de Kherson pelo exército de seu país se soma a outras batalhas vencidas e que a vitória contra a Rússia é uma questão de tempo.
“Em nossa guerra defensiva contra o inimigo, a Ucrânia vai vencer, é uma questão de tempo”, disse o ministro Kuleba, segundo entrevista divulgada pelas agências internacionais. “Cada centímetro da Ucrânia será liberado”, disse Kuleba. O ministro afirmou que o exército da Rússia tortura e assassina civis e ataca infraestruturas da Ucrânia para prejudicar a população.
A Ucrânia está pedindo à comunidade internacional que doem transformadores, geradores e peças de reposição para ajudar a reparar a infraestrutura elétrica, para o inverno gelado na região. A falta de eletricidade pode dificultar a vida de milhões de ucranianos.
Há vários sinais que a Ucrânia retomou fôlego contra a Rússia. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou a retirada, afirmando que Kherson é “nossa”. “Hoje é um dia histórico”, afirmou Zelensky em seu pronunciamento diário via redes sociais.
A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, publicou imagens de moradores de Kherson comemorando a vitória nas ruas a retirada das tropas russas.
“Os nossos estão em casa. Kherson está livre. Em breve, toda a Ucrânia estará livre”, escreveu Olena. “‘Nosso’. Quanto poder há nesta palavra. Milhares de pessoas nas ruas de Kherson encontram seus defensores com bandeiras azuis e amarelas — imagens que trazem lágrimas aos olhos de todos os ucranianos hoje”, escreveu Olena.
As imagens são de centenas de moradores de Kherson passando pelas ruas, carregando bandeiras da Ucrânia. Os moradores que passam de carro são saudados nas calçadas.
Fonte: Veja