Mundo

”Santuário Azul deslumbrante descoberto em Pompéia por pesquisadores’

2024 word1

Um Santuário Azul incrível foi localizado por pesquisadores nas ruínas de Pompéia, na Itália. Numa sala de 8 metros foram encontrados tesouros raríssimos repletos de detalhes artísticos.

Há pinturas em tom de azul celestial, ninfas e objetos sagrados feitos há mais de 2 mil anos, antes de Cristo. As imagens dos ambientes já limpos, com afrescos e detalhes, foram divulgadas agora e nem parece que a cidade foi devastada pelo vulcão Vesúvio em 79 a.C..

Em paredes de fundo azul, havia figuras femininas cercadas de imagens agrícolas e de animais do campo. Para os especialistas, a azul foi o que mais encantou porque jamais tinha sido identificada na região.

Leia mais boa

A Sala Azul

A área ficou oculta por 1600 anos, quando foi descoberta em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções, objetos e corpos dos efeitos do tempo.

Na sala de 8 metros quadrados, no sul de um dos nove bairros, funcionava um bairro termal ainda em escavação e uma grande sala com frescos negros

As escavações das ruínas trouxeram à tona objetos pertencentes ao mobiliário da casa, depositados temporariamente durante as obras que se estenderam a todo o conjunto.

No , foram encontradas 15 ânforas de transporte e um kit de bronze formado por dois jarros e duas lâmpadas.

Nas ruínas, foram encontradas ainda ferramentas de carpinteiro: uma serra, pedaços de madeira, uma corda, cestos e uma cama.

A curadoria

A curadoria e direção foram de Alberto Angela, que fez um estudo aprofundado sobre o Santuário Azul e as ruínas de Pompéia.

O resultado do trabalho dele foi publicado no diário eletrônico das escavações de Pompéia.

Arqueologia

Pompeia foi uma cidade do Império Romano, do período anterior a Cristo, próxima a Nápoles, no Sul da Itália.

O local foi destruído por uma grande erupção vulcânica cujas cinzas tomaram conta de tudo, inclusive dos corpos, que ficaram petrificados.

Pompeia é classificada como Patrimô Mundial da sendo uma das principais atrações turísticas da Itália.

O Centro de Artes de Arqueologia reúne o que há de mais encantador já encontrado em Pompeia.

Ninfa em quarto azul em detalhes do Santuário Azul em Pompeia. Foto: Centro de Arte de Arqueologia

pintura encontrada no Santuário Azul, nas ruínas de Pompéia, na Itália. – Foto: Centro de Arte de Arqueologia

Arte em detalhes do Santuário Azul em Pompeia. Foto: Centro de Arte de Arqueologia

Ninfa localizada no quarto azul das escavações do Santuário Azul de Pompeia. Foto: Centro de Arte de Arqueologia

Nesta sala no Santuário Azul, encontrada nas ruínas de Pompeia, ocorriam festas e outras comemorações. - Foto: Centro de Arte Arqueológica

Nesta sala no Santuário Azul, encontrada nas ruínas de Pompeia, ocorriam festas e outras comemorações. – Foto: Centro de Arte Arqueológica

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.