Protestos que condenam a brutalidade da polícia após a divulgação do , de 29 anos, eclodiram nas ruas de diversas cidades dos Estados Unidos durante este fim de semana.
Manifestações foram vistas em Nova York, Boston, Baltimore, Los Angeles, São Francisco e Portland, com placas do movimento Black Lives Matter que criticam o racismo e a violência policial.
Foi divulgado pelas autoridades de Memphis, no Tenessee, em 27 de janeiro um vídeo que mostra o espancamento de Nichols, ocorrido no dia 7. Pelas imagens, é possível ver e ouvir a vítima gritar por sua mãe enquanto era golpeada repetidamente com socos, chutes e cassetetes. As câmeras nos uniformes dos agentes registraram que Nichols foi perseguido pela rua e encurralado no meio de uma calçada, onde foi mobilizado com um taser de choque.
Nichols foi deixado algemado e caído no chão por 23 minutos até os primeiros socorros chegarem. O motorista, que era funcionário da FedEx, morreu depois de três dias hospitalizado.
Os cinco policiais que mataram Nichols, que também eram negros, foram demitidos e acusados pelo homicídio. A punição da polícia de Memphis foi elogiada pelo advogado da família do motorista, Ben Crump. “Essa é a rapidez que queremos ver quando ficamos sabendo de policiais cometendo crimes contra cidadãos”, disse Crump.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
MELHOR
oferta
Digital Completo
Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites e apps da Veja e de todas publicações Abril: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante,
Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja