Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Protestos contra a ditadura comunista em Cuba: mais de 650 manifestações em um mês

2024 word3
CRM Com Automação Canal Mídia

Em março, mais de 650 e denúncias contra o governo de Miguel Díaz-Canel foram registrados em Cuba pelo Observatório Cubano de Conflitos. O dado referente à onda de manifestações contra a ditadura comunista foi divulgado nesta quarta-feira, 3.

Conforme o levantamento, a série de protestos evidencia a insatisfação e a frustração da população diante da crise econômica e dos desafios sociais enfrentados pela ilha caribenha. A repressão, a violência social e a insegurança cidadã são alguns dos problemas, assim a fome.

De acordo com o , isso evidencia que o país enfrenta desafios. O que tende a gerar preocupações em âmbito internacional.

Os mais de 650 protestos de março representam aumento de 63,7%, em comparação com o mesmo período de 2023. Além disso, a organização registrou relatos de casos de abuso , uso excessivo de força, repressão à dissidência polí e à . O aumento no número de foi outro fator presente no relatório.

protestos em cuba
De Acordo Com Organização, Cuba Teve 654 Manifestações Somente Em Março De 2024 | Foto: Divulgação/Observatorio Cubano De Conflicto

As manifestações populares refletem a insatisfação e a frustração da população cubana, que clama por mudanças políticas, maior liberdade e melhores condições de vida.

Cuba encara problemas socioeconômicos

Ainda segundo o observatório, Cuba lida com séries de problemas socioeconômicos. A crise energética, os problemas no transporte público e no abastecimento de água foram mencionados como agravantes da situação do país — que há décadas vive sob ditadura comunista.

Diante do recente aumento de protestos e da intensificação dos conflitos sociais em Cuba, o regime de Díaz-Canel tem sido alvo de críticas internacionais. O ditador foi acusado, por exemplo, de desrespeitar os direitos humanos e reprimir brutalmente a sociedade cubana.

Em meio à crise e aos protestos, o regime comunista recebe apoio de aliados internacionais. Partido do presidente Luiz Inácio da Silva, . Já a Rússia, de Vladimir Putin, da ilha.

pt e partido comunista de cuba - gleisi - ditador Diáz-Canel - Lindbergh Farias
Gleisi Hoffmann (Presidente Nacional Do Pt), Miguel Díaz-Canel (Ditador De Cuba) E Lindbergh Farias (Deputado Federal Pelo Pt Do Rj E Namorado De Gleisi) Comemoraram Parceria Entre Petistas E Comunistas Cubanos | Foto: Divulgação/Pt

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.