Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Primeiro-ministro da Eslováquia sofre atentado a tiros

2024 word2
CRM Com Automação Canal Mídia

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado nesta quarta-feira, 15, e levado de helicóptero ao hospital. O ataque ocorreu na de Handlová, localizada a 190 km da capital Bratislava, após uma reunião de governo.

De acordo com a rede de TV TA3, Fico foi atingido no abdômen. Relatos dão conta de que quatro tiros foram ouvidos no local. Um suspeito foi detido pelas autoridades.

O site de notícias eslovaco relatou que poucas pessoas aguardavam Fico do lado de fora do local da reunião. Não houve manifestações hostis, exceto por um homem que parecia protestar com um cartaz em mãos.

A presidente da Eslováquia, Zuzana Caputová, emitiu uma nota em que condena o “brutal” ataque. Ela desejou uma rápida recuperação ao primeiro-ministro.

Reações internacionais

A notícia também gerou reações internacionais. O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, descreveu o ocorrido como “chocante”. Ele desejou uma boa e rápida recuperação a Fico. A presidente da , Ursula von der Leyen, também se pronunciou. Ela condenou fortemente o ataque. A Eslováquia é membro da União Europeia desde 2004.

Robert Fico foi eleito com a maior nas eleições gerais de setembro de 2023, com um discurso pró-Putin e críticas à ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia.

Mandatos do premiê

Esta não é a primeira vez que Fico ocupa o cargo de primeiro-ministro. Ele já havia liderado o governo entre 2006 e 2010 e entre 2012 e 2018. Em seu último mandato, renunciou sob pressão da oposição depois do assassinato de um que investigava casos de corrupção em sua administração.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.