O Papa Francisco se emocionou e chorou nesta quinta-feira, 8, ao mencionar o sofrimento das crianças ucranianas durante uma oração tradicional no centro de Roma, na Itália. A sua voz começou a falhar ao mencionar a população da Ucrânia e ele teve que parar, sem conseguir falar, por cerca de 30 segundos.
A multidão, incluindo o prefeito da capital italiana, Roberto Gualtieri, que estava ao lado do pontífice, aplaudiu ao perceber que Francisco estava chorando. A ocasião aconteceu durante a tradicional missa à Madona aos pés de uma estátua na festa da Imaculada Conceição, um feriado nacional na Itália.
+ Rússia acusa Papa Francisco de racismo após entrevista sobre guerra
“Virgem Imaculada, hoje eu gostaria de trazer-lhe os agradecimentos do povo ucraniano pela paz. Em vez disso, mais uma vez devo trazer-vos as súplicas das crianças, dos idosos, dos pais e mães, dos jovens daquela terra martirizada, que tanto sofre”, disse ele visivelmente emocionado.
Desde que a Rússia começou a guerra, em 24 de fevereiro, o papa mencionou a Ucrânia em quase todas as aparições públicas e tornou-se cada vez mais crítico em relação a Moscou. Na última quarta-feira 7, ele comparou o sofrimento ucraniano com uma operação nazista que matou cerca de dois milhões de pessoas, a maioria judeus, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.
Ao final da missa, Francisco cumprimentou fiéis e jornalistas e, ao ser questionado sobre o motivo de ter chorado, disse que a guerra representa “um sofrimento enorme e uma derrota para a humanidade”.
Fonte: Veja