Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Le Pen alerta para ‘manobra’ contra direita na eleição parlamentar na França

2024 word3

A líder do principal partido de direita da França, (Reagrupamento Nacional, RN), denunciou “manobra” feita pela esquerda e centro-esquerda às vésperas do segundo turno da do ís. Ela fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 10, e disse que os oponentes retiraram candidaturas para não dispersar votos. 

Ao final do pleito, realizado no último domingo, 7, o RN ficou com 143 , de um total de 577. A esquerda é maioria, com 182 lugares à coligação Nova Frente Popular (NFP), enquanto a centro-esquerda, do presidente Emmanuel Macron, conseguiu vaga a 168 deputados. 

“As manobras de retirada massiva [de candidatos de outras forças] privaram-nos da maioria absoluta”, afirmou Le Pen. “Foi apenas um adiamento, porque a representação nacional não pode ser deformada indefinidamente.”

Nesta quarta-feira, 10, a líder política foi à Assembleia Nacional para recolher credenciais. Ela estava acompanhada de deputados eleitos do RN. Ela culpou o presidente Macron pela situação política da França e pela maioria da NFP no Parlamento.

Apesar de minoria no Parlamento, direita teve maior número de votos na França

Emmanuel Macron
O , Emmanuel Macron | Foto: Reprodução/Vídeo/@emmanuelmacron

O cenário de superioridade da esquerda está repercutindo no país. Uma líder de extrema-esquerda, a ex- Adrien Quatennens, sugeriu, na terça-feira 9, “uma marcha popular em direção à oficial do primeiro-ministro”. Isso teria de ocorrer, “porque Macron quer roubar a nossa vitória e está manobrando para impedir a aplicação do programa da NFP”, disse. 

O presidente da França está em Washington, nos Estados Unidos, para participar de reuniões da cúpula da Otan, que se estendem até a próxima quinta-feira, 11. No domingo 7, ele disse que levaria algum tempo para nomear o novo premiê francês. 

Apesar de o RN ser o terceiro partido em número de cadeiras na Assembleia Nacional, a direita foi a ideologia com maior número de votos na França: 10 milhões. A esquerda conseguiu 7,4 milhões, enquanto o macronismo, 6,7 milhões de votos.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.