Sophia @princesinhamt
Mundo

Kiev rejeita trégua de Putin como ‘farsa para impedir avanços ucranianos’

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou em seu discurso noturno de quinta-feira 5 que Kiev não acataria a uma trégua de 36 horas anunciada pelo líder russo, Vladimir Putin, cobrindo o período da celebração do Natal ortodoxo russo. Segundo Zelensky, o pedido de cessar-fogo do inimigo era um “disfarce” para impedir avanços militares ucranianos.

Na quinta-feira, Putin ordenou que seu ministro da Defesa impusesse um cessar-fogo a partir do meio-dia desta sexta-feira, 6, até a meia-noite de sábado, 7, da hora local. A Rússia comemora o Natal no dia 7 de janeiro porque ainda segue o calendário juliano, 13 dias atrasado em relação ao calendário gregoriano, adotado pelo Ocidente.

Longe de ser um freio na escalada da guerra, a medida foi adotada após apelos do líder da Igreja Ortodoxa Russa, o patriarca Cirilo I de Moscou. No início da quinta-feira, ele pediu um cessar-fogo para que fiéis que moram em áreas de pudessem participar dos cultos do Natal ortodoxo.

Quando Putin pediu à Ucrânia que retribuísse a trégua, contudo, Kiev rapidamente rejeitou o pedido. Zelensky disse que a Rússia queria usar a como disfarce para impedir os avanços ucranianos na região leste de Donbass, bem como levar escondidos mais soldados e equipamentos à região.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, , quando as propostas de paz vinham do presidente Zelensky, Moscou repetidamente as ignorou, como ocorreu no bombardeio russo de Kherson em 24 de dezembro e os ataques na véspera de Ano Novo.

Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse acreditar que Putin estava simplesmente “tentando encontrar um pouco de oxigênio”.

O cessar-fogo do Kremlin se encaixa com uma narrativa comum em Moscou, que visa principalmente o público doméstico. Ou seja – que os russos são os mocinhos, e é a Ucrânia e o Ocidente que estão ameaçando a Rússia.

A trégua também é uma ferramenta útil que pode ser usada para demonizar a Ucrânia. Como os ucranianos rejeitaram a , Moscou poderá alegar que não respeita os fiéis ortodoxos e não deseja a paz.

+ Rússia culpa seus próprios soldados por sucesso de ataque da Ucrânia

A medida também ocorre poucos dias depois que um grande número de soldados russos foi morto em um ataque ucraniano em um quartel temporário na cidade ucraniana ocupada de Makiivka. O ministério da Defesa russo estimou o número de mortos em 89, maior quantidade de baixas já admitida por por Moscou desde o início da guerra.

Parentes dos mortos, assim como alguns políticos e comentaristas, ficaram frustrados e culparam oficiais militares incompetentes. O incidente aconteceu na véspera de Ano Novo – o feriado mais importante do calendário russo.

Fonte: Veja

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.