Ao tocar o solo, um raio pode afetar mais que somente a pessoa atingida em cheio. Quem estiver por perto, também pode sofrer consequências severas. Foi o que aconteceu durante a partida de futebol em Huancayo, no , na segunda-feira 4.
Pablo Monteze, engenheiro eletricista ouvido por , explica que a distância entre as pernas dos jogadores em solo gerou as condições para que uma corrente elétrica circulasse no seus corpos e resultasse em choques.
“A distância entre as pernas de um mesmo jogador, submetidas à dissipação do potencial elétrico no solo atingido pelo raio, cria uma condição que chamamos de diferença de potencial, gerando uma circulação de corrente elétrica no corpo do indivíduo”, afirma. “É isso o que faz a pessoa levar um choque elétrico. Caso eles estivessem com os pés encostados um no outro, seria minimizado ou não haveria esse efeito — e nem o choque.”
Outros efeitos do raio
Monteze afirma ainda que, “além dos efeitos elétricos”, grande parte da energia se transforma em calor (principalmente no ponto atingido diretamente pelo raio), o que “pode causar queimaduras gravíssimas”.
Uma partida de futebol amador se transformou em uma tragédia, no Peru. Um raio caiu durante o jogo, no Estádio de Coto Coto, no distrito de Chilca, em Huancayo, e deixou uma pessoa morta e quatro feridos. pic.twitter.com/pH5YoPKvka
— Revista Oeste (@revistaoeste) November 4, 2024
O raio que atingiu o solo do campo de futebol em Huancayo levou à morte do jogador que foi atingido em cheio por ele e gerou efeitos em outros atletas que estavam ao redor. Alguns deles, inclusive, caíram no chão com a descarga elétrica e ficaram inconscientes.
Fonte: revistaoeste