Grupo do Whatsapp Cuiabá
Mundo

Israel proíbe Al Jazeera e a rotula como ‘canal terrorista’: entenda a polêmica.

2024 word2
CRM Com Automação Canal Mídia

O governo de Israel proibiu a transmissão do canal de notícias Al Jazeera em seu território. O corte do sinal da emissora se deu nesta segunda-feira, 1º, depois da aprovação de nova pelo Parlamento do país judaico.

A medida relacionada ao banimento de canais TV, e que obteve ampla maioria de votos a favor, reflete a postura do governo israelense em relação à imprensa internacional. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu classificou o como “terrorista”.

Desde o início da guerra contra o Hamas, , a equipe da Al Jazeera divulga informações repassadas pelo grupo terrorista. A exemplo, o canal divulga os números de mortos na Faixa de Gaza com base nos dados de órgãos controlados pelo grupo extremista.

Pelas redes sociais, Netanyahu anunciou a proibição do canal árabe na israelense. Ele segue em recuperação de uma , realizada no último fim de semana.

“A Al Jazeera prejudicou a segurança de Israel e participou ativamente no massacre de 7 de outubro e incitou contra os soldados das Forças de Defesa”, afirmou Netanyahu. “É hora de retirar o parceiro do Hamas do nosso país.”

A lei aprovada pelo Parlamento de Israel contra a Al Jazeera

benjamin netanyahu primeiro-ministro de israel - al jazeera
Benjamin Netanyahu Comemorou Decisão Do Parlamento, Que Lhe Permitiu Encerrar A Operação Da Al Jazeera Em Israel | Foto: Reprodução/Twitter/X/@Netanyahu

A legislação, aprovada por 70 votos a favor e 10 contra, permite proibir a transmissão de conteúdos de canais estrangeiros em Israel. A regra também permite a possibilidade de fechar escritórios de grupos de no país do .

A medida visa especificamente o canal de notícias Al Jazeera, que Netanyahu classificou como “terrorista”. Em janeiro, Israel acusou dois integrantes da equipe da emissora de TV que morreram na Faixa de Gaza de serem “agentes terroristas”.

A implementação da nova lei representa um passo significativo nas relações entre Israel e a imprensa internacional. Um dos principais aliados de Israel, os sinalizaram que veem a regra com preocupação, pois temem por restrições à .

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.