As anunciaram, na noite do sábado 11, que resgataram dois reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas. O ato ocorreu em meio a uma operação terrestre em larga escala na região de Rafah, cidade que faz fronteira com o Egito.
Conforme as FDI, os detidos são Fernando Simon Marman, de 60 anos, e Louis Har, de 70 anos, ambos com nacionalidade israelense-argentina. Eles haviam sido capturados pelo Hamas durante os ataques de 7 de outubro, quando terroristas invadiram Israel.
Em nota, o Exército informou que “ambos estão em boas condições médicas e foram levados ao hospital Sheba Tel Hashomer para exames”. Depois da ação, o gabinete do presidente Javier Milei agradeceu a Israel pelo resgate.
Rafah concentra atualmente a maior parte da população do território palestino, que se viu obrigada a se deslocar para o sul, a fim de fugir dos ataques, por ar e terra, conduzidos por Israel nas demais partes da Faixa desde o último outubro.
“Esta missão de resgate destaca a importância de nossa operação terrestre em Gaza” destacou Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel. “Temos uma obrigação moral de trazer todos os nossos reféns para casa, uma obrigação que continuaremos a cumprir fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance.”
Israel intensifica ofensiva em Rafah
O primeiro-ministro de Israel, , reafirmou a necessidade da “operação massiva” em Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, onde centenas de palestinos foram deslocados internamente devido ao conflito em Gaza. Netanyahu afirma que a ação é necessária para eliminar o grupo terrorista Hamas.
Fonte: revistaoeste