Sophia @princesinhamt
Mundo

Incríveis tesouros incas descobertos em Machu Picchu revelam segredos e têm valor inestimável

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os tesouros encontrados em Machu Picchu guardam segredos históricos dos incas do século XV. Os artefatos encontrados são de ouro, prata, pedras preciosas, cerâmica, têxteis e madeiras, e tem valor incalculável!

Foi Hiram Bingham o explorador responsável por descobrir uma das mais fascinantes cidades históricas do mundo. Localizada no topo de uma montanha nas cordilheiras andinas do Peru, Hiram encontrou as ruínas em meio a uma densa mata fechada.

Um dos que mais intrigam os pesquisadores é o Crânio . Esse artefato enigmático, feito de ouro e todo adornado com símbolos incas, permanece ainda sem muito entendimento. (foto abaixo)

Joias preciosas 

Achada no complexo arqueológico de Machu Picchu, uma das joias mais preciosas de todo o Império Inca desafia a compreensão dos estudiosos, que ainda não entenderam qual seu real significado.

Entre os milhares de itens encontrados, também estão o Vaso de Machu Picchu, feio todo de cerâmica em formato de cabeça humana, e o Tapete de Machu Picchu, também feito em forma de cabeça humana.

Ambos são decorados com antigos símbolos incas e representam duas peças importantíssimas.

Descoberta

Aos poucos, explorando o local, o pesquisador foi encontrando artefatos incríveis, que representam toda a história de um povo.

O Ourado de Machu Picchu, por exemplo, é uma coleção feita toda de ouro. Recuperada em 1912, as peças oferecem um pouquinho da identidade e da vida cotidiana das pessoas que ali viveram.

Bingham foi levado até um guia nativo peruano na região das ruínas e chegando lá ficou surpreso com tudo que encontrou.

O pesquisador passou um bom tempo explorando o local, fazendo anotações e se preparando para começar as escavações.

Na época, professor de Yale e estudioso da história inca, Bingham decidiu que era a hora de entender mais a fundo os segredos que a região guardava.

A descoberta trouxe luz a um lugar fascinante, tornando-se uma das atrações turísticas mais populares do mundo.

Produções e escavações

A produção de objetos de metal, incluindo jóias e ferramentas, era toda supervisionada pelo Sapa Inca e a família real.

Os melhores orfebres, de diversas regiões do império Inca, eram trazidos para Machu Picchu para criar objetos exclusivos para o panaca.

Além dos objetos especiais, as escavações também mostraram práticas culturais daquele povo, como a deformação craniana, tida como um marcador étnico e de filiação grupal.

Leia mais boa

Outros artefatos

Além de belas paisagens e arquitetura, os tesouros de Machu Picchu atraem inúmeros visitantes o ano todo.

Alguns objetos ficam expostos em Cusco, e os turistas podem apreciar de perto toda essa da civilização antiga.

Os antigos Incas tinham uma prática de enterrar indivíduos com posses, e muitos desses objetos foram recuperados nas sepulturas dos servidores.

Um dos mais comentados é o Ourado, que inclui máscaras e objetos tradicionais do dia a dia na época. São cocares, braceletes, colares e outros objetos, todos produzidos com ouro.

Um cocar de ouro de 18 quilates, que representa a cabeça de um felino, é um dos mais preciosos. Foto: Reprodução/Exposições do Museu do Patrimônio Mundial.

Um cocar de ouro de 18 quilates, que representa a cabeça de um felino, é um dos mais preciosos. Foto: Reprodução/Exposições do Museu do Patrimônio Mundial.

As peças eram sempre luxuosas, repletas de pedras preciosas e materiais valiosos. Foto: Reprodução/SotiraParis.

As peças eram sempre luxuosas, repletas de pedras preciosas e materiais valiosos. Foto: Reprodução/SotiraParis.

Um dos objetos mais intrigantes é o Crânio Dourado. Foto: Reprodução/Jornal da Fronteira.

Um dos objetos mais intrigantes é o Crânio Dourado. Foto: Reprodução/Jornal da Fronteira.

Com informações de Jornal da Fronteira

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.