O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou uma recompensa de US$ 5 milhões, cerca de R$ 28 milhões, por informações sobre Fu’ad Shukr. Ele é líder do grupo terrorista Hezbollah, do Líbano.
De acordo com Israel, Shukr foi alvo de um ataque no sul dos subúrbios de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira, 30. Israel anunciou a morte de Shukr, enquanto interlocutores do governo libanês negaram o falecimento do líder do Hezbollah.
Fu’ad Shukr, também conhecido como al-Hajj Mohsin, é membro do Conselho de Jihad, o maior braço militar do Hezbollah.
De acordo com o site “Recompensas pela Justiça”, ele apoia combatentes do Hezbollah e tropas pró-Síria na campanha militar do grupo, no país sírio.
Participação do líder do Hezbollah em outros atentados
Em 23 de outubro de 1983, Shukr participou ativamente do atentado ao Quartel do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Beirute. O ataque matou 241 militares norte-americanos e feriu outros 128.
Em setembro de 2019, ele foi designado como “Terrorista Global Especialmente Designado” pelo Departamento de Estado dos EUA.
A denominação surgiu mais de quatro anos depois de o Departamento do Tesouro norte-americano impor sanções a ele e a outros dois líderes do Hezbollah.
Incidentes recentes
As afirmaram em comunicado que Fu’ad Shukr, “o comandante militar mais graduado do Hezbollah”, foi morto no ataque israelense ao sul do Líbano nesta terça-feira.
De acordo com a CNN, uma autoridade do governo libanês declarou que Shukr sobreviveu à ofensiva israelense nos subúrbios ao sul de Beirute. Além disso, a fonte informou que o alvo do ataque era de fato Shukr.
Israel anuncia morte de comandante do Hezbollah
O Exército de Israel anunciou, nesta terça-feira, a morte de Fuad Shukr, líder do grupo terrorista Hezbollah, em seu perfil no Twitter/X. Shukr foi responsável por um ataque em Majdal Shams, nas Colinas de Golã, que matou 12 crianças.
“Os aviões de combate da Força Aérea de Israel eliminaram o comandante militar de mais alta patente da organização terrorista Hezbollah e chefe da sua unidade estratégica, Fuad Shukr, na zona de Beirute”, declarou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel.
Fonte: revistaoeste