Uma pesquisa da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detectou quais são os sete empregos que causam mais infelicidade na vida. Para descobrir este dado, a instituição de ensino conduziu um estudo de 85 anos, desde 1938, com 700 profissionais de todo o mundo e os questionou sobre suas carreiras a cada dois anos.
O objetivo da pesquisa de Harvard era determinar quais fatores são capazes de aumentar ou diminuir a felicidade no trabalho. Como resultado, descobriu-se que as profissões mais infelizes são, na maioria das vezes, as mais solitárias, nos quais os funcionários não têm a oportunidade de trabalhar com uma equipe.
O estudo concluiu que o segredo para viver uma vida feliz, saudável e longa, não é dinheiro, sucesso profissional, exercícios ou uma dieta equilibrada. Relacionamentos positivos são o que tornam as pessoas felizes ao longo da vida, reforça a equipe responsável pela pesquisa. E isso também se aplica ao trabalho.
Isso porque, segundo os pesquisadores, as tarefas solitárias fazem com que as horas de trabalho pareçam mais longas, gerando a infelicidade.
A falta de interações sociais também afeta negativamente a saúde, situação que costuma se agravar, de acordo com o estudo, quando se adicionam rotações ou turnos noturnos. Nesse sentido, a Universidade Harvard estabeleceu quais são os sete empregos que geram infelicidade e insatisfação nos trabalhadores:
- Entregadores;
- Motoristas de caminhão que percorrem longa distância;
- Seguranças particulares;
- Trabalhos com horários noturnos, como vigilantes e porteiros;
- Trabalhos em serviços remotos;
- Profissionais da área de atendimento ao cliente; e
- Funcionários do comércio varejista.
Importância das relações interpessoais contra a infelicidade, segundo pesquisa de Harvard
A pesquisa também abordou a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho, que podem ajudar a aliviar o sentimento de solidão. Além disso, reforçou-se que o trabalho em equipe é necessário não apenas para a produtividade, mas também para o moral dos funcionários.
Dicas para melhorar o ambiente de trabalho
- O desenvolvimento de vínculos com colegas de equipe, pois ajuda a trabalhar de maneira inteligente e eleva o moral;
- Colegas de trabalhos que compartilham dos mesmo interesses;
- Não ter medo de pedir ajuda ou orientação; estar pronto para ajudar os outros;
- Encontrar locais de trabalho onde a comunicação com os colegas de equipe sobre assuntos não relacionados ao serviço seja permitida; e
- Local onde o gerente ou a cultura da empresa valorize o trabalho em equipe, o que torna o ambiente muito mais fácil.
Fonte: revistaoeste