Uma estátua que mostra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump nu e enforcado foi instalada nos arredores de Las Vegas, no Estado de Nevada. A escultura tem 13 metros de altura e pesa 2,7 toneladas.
A “obra” integra o projeto “Crooked and Obscene Tour”. Os criadores do projeto alegam que a nudez de Trump é “intencional, servindo como uma declaração ousada sobre transparência — ou a falta dela —, vulnerabilidade e as personas públicas de figuras políticas”.
Um porta-voz do artista, que preferiu não se identificar, explicou que a obra busca incentivar o público a refletir criticamente sobre figuras públicas e a influência política. Até agora, Trump e sua equipe não comentaram a estátua. No entanto, os apoiadores do republicano classificaram a estrutura como um ato de violência política.
“Enquanto as famílias dirigem por Las Vegas, elas são forçadas a ver essa marionete ofensiva, projetada intencionalmente para chocar em vez de criar um diálogo significativo”, declarou o Partido Republicano de Nevada em comunicado, conforme noticiado pelo jornal The Telegraph.
A reação pública de moradores e internautas foi bastante negativa, até mesmo entre os democratas. “Eu não vou votar nele [Trump], mas isso é absolutamente ridículo”, disse uma internauta.
“As pessoas que construíram estão mostrando suas verdadeiras faces. Como isso não incita à violência? Imagine se a situação fosse invertida e as pessoas fizessem uma estátua de Kamala nua sendo enforcada”, criticou outro.
Estátua de Trump enforcado já foi removida
A estátua de Trump nu desapareceu menos de 48 horas depois de ser instalada. A estrutura, classificada como “indecente” por moradores da região, atraiu a atenção de motoristas no movimentado Love’s Travel Stop, ao norte de Las Vegas.
Durante o sábado e domingo, a estátua se tornou um ponto de curiosidade para os transeuntes, ficando a cerca de 44 quilômetros do Trump International Hotel na Las Vegas Strip.
Embora posicionada perto de uma rodovia movimentada que conecta Las Vegas a Salt Lake City, a figura não era facilmente visível da estrada, o que evitou potenciais acidentes de trânsito.
A estátua apareceu enquanto outras efígies menores e igualmente explícitas de Trump surgem em cidades como nova York, Los Angeles, Cleveland, Seattle e San Francisco. De acordo com o jornal The New York Post, não se sabe se esses projetos estão conectados, mas a versão de Nevada tinha um rosto mais autêntico do que outras versões de tamanho real creditadas a um coletivo anarquista.
O portal de entretenimento TMZ relatou que a imagem não tinha a intenção de ser lisonjeira. Não há identificação visível de quem colocou a obra ali, e registros públicos indicam que um trust registrado em Las Vegas é dono do terreno de 8 acres onde o guindaste estava estacionado.
Fonte: revistaoeste