O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira, 12, que ele vai nomear o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee para ser o embaixador em Israel.
Segundo Trump, Huckabee “ama Israel e o povo de Israel, e, da mesma forma, o povo de Israel o ama”, afirmou o republicano, em comunicado.
Com 69 anos, Huckabee criticou o presidente Joe Biden por sua política em relação a Israel, especialmente no contexto da guerra em Gaza.
“Se uma pessoa é pró-Israel, como você pode ser pró-Biden?”, questionou o ex-governador, em uma entrevista. “Porque o governo Biden deixou bem claro que fará concessões ao Hamas.
Huckabee governou o Estado do Arkansas entre 1996 e 2007. Ele foi pré-candidato à Presidência pelo partido republicano em 2008 e 2016. Ele é pai da atual governadora do Arkansas e ex-porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders.
Evangélico batista, o político fez carreira como pastor e televangelista antes de entrar na vida pública. Ele já expressou posições contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o aborto.
A nomeação de Huckabee sublinha o compromisso de Trump em formar uma equipe fortemente alinhada com as políticas de Israel.
O presidente eleito também indicou Elise Stefanik como embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU), que apoia as estratégias do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Gaza e no Líbano.
Durante seu primeiro mandato, Trump mudou a Embaixada dos EUA de Tel-Aviv para Jerusalém, que atendia a um antigo pedido de Israel, mas contrariava a proposta original da ONU de dar status internacional à cidade.
Fonte: revistaoeste