Mundo

Descubra como Medellín reduziu a criminalidade e impulsionou o crescimento do PIB.

2024 word2

Em um ano, Medellín reduziu as taxas de criminalidade na cidade e quer virar modelo de segurança. A cidade colombiana, que era associada ao narcotráfico e à violência, reduziu o número de assassinatos (homicídios) em 20%, o menor índice em 40 anos. E mais:

De acordo com a Prefeitura de Medellín, houve uma queda da criminalidade geral, como extorsão (ameaça para obter vantagens), furtos de moto, residência e comércio, um alívio para a e turistas.

Batizada de “milagre de Medellín” a melhora nos índices de segurança aconteceu após investimentos em infraestrutura urbana e turismo, inclusão social de jovens vulneráveis, combate ao crime organizado e também adoção de medidas preventivas. Isso fez o PIB crescer acima de 3% ao ano e atraiu novas empresas para a cidade.

Queda no número de homicídios

A imprensa da Colômbia informa que Medellín está entre as 10 principais cidades do país com maior redução nos crimes de homicídio.

Em maio, Medellín acumulou 59 dias não consecutivos sem assassinatos, totalizando 449 dias sem homicídios durante todo o período da atual gestão.

Em 1991, a cidade atingiu a taxa de 370 homicídios, quase 400 homicídios por 100 mil habitantes.

Leia mais notícia boa

Má fama do passado

Nas décadas de 1980 e 1990, Medellín ficou mundialmente conhecida pela ação do narcotraficante Pablo Escobar. Ele morreu em 1993, aos 44 anos. Há controvérsias sobre um possível suicídio ou assassinato por parte de agentes da Polícia Nacional da Colômbia.

Escobar é considerado o primeiro grande traficante com fama internacional. Ele acumulou ao longo da vida US$ 30 bilhões. Também mantinha uma vida de luxo e extravagância, como manter um zoológico privado com direito a réplicas de dinossauros.

A história do narcotraficante foi transformada em filmes e série, como a recente Narcos. Porém, o filho Juan Pablo rechaça o conteúdo da série, afirmando que há falhas graves.

Queda no número de furtos e extorsão

Mas tudo vem mudando depois das medidas para reduzir a violência.

Pelos dados da Prefeitura de Medellín, também caiu o número de furtos a residências na cidade.

Foram 771, em , e 647 em maio deste ano.

O mesmo ocorreu com os furtos a motos, que diminuíram de 2.790, no ano passado, para 2.477, este ano.

Os crimes de extorsão também reduziram de 456, em 2023, para 329, em 2024.

Veja um vídeo recente postado pela Prefeitura de Medellín:

Com a Polícia nas ruas, a insegurança diminuiu e os dados positivos passaram a surgir. Foto: Prefeitura de Mellín

Na Colômbia, Medellín reduziu a criminalidade e homicídios e vira exemplo de segurança. – Foto: Prefeitura de Medellín

A partir de uma série de ações conjuntas, Medellín busca combater a criminalidade com foco contra homicídios e para o aumento da segurança. Foto: Polícia Nacional a Colômbia

A Polícia Nacional da Colômbia faz campanha pesada contra os homicídios e para aumentar a segurança. – Foto: Polícia Nacional a Colômbia

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.