Mundo

Coreia do Sul dispara tiros de advertência após militares do Norte cruzarem fronteira: o que aconteceu?

2024 word2

As forças militares da Coreia do Sul dispararam tiros de advertência depois de soldados norte-coreanos cruzarem acidentalmente a fronteira entre os dois países no domingo 9. O incidente ocorreu em meio a um aumento das tensões na coreana, com trocas de ações de retaliação.

“Não houve movimentos incomuns além de o Exército norte-coreano movendo-se imediatamente para o norte depois de nossos tiros de advertência”, disse o coronel Lee Sung-jun, do Conjunto da Coreia do Sul, em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 11.

Lee informou que os soldados do Norte recuaram rapidamente e não demonstraram intenção de invadir o lado sul.

Incidente na DMZ

O episódio aconteceu na zona desmilitarizada (DMZ), uma das fronteiras mais armadas do mundo. A DMZ é protegida por cercas altas e repleta de minas terrestres, com pouca humana. Segundo Lee, este foi o primeiro tiroteio na área desde 2020, quando houve uma troca acidental de tiros entre as Coreias.

Os militares sul-coreanos relataram que cerca de 20 soldados norte-coreanos estavam envolvidos, mas não conseguiram determinar quantos efetivamente cruzaram a linha. Os tiros não chegaram a atravessar para o lado norte-coreano da DMZ.

Lee informou que a região é coberta por florestas, o que dificulta a visibilidade dos militares.

Aumento das tensões

O incidente é parte de um contexto mais amplo de escalada de tensões entre a duas nações. Recentemente, , o que levou o governo de Seul a retomar as transmissões de propaganda em alto-falantes através da fronteira.

Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, afirmou no domingo que essas transmissões são “um prelúdio para uma situação muito perigosa”. Ela disse ainda que a Coreia do Sul poderia enfrentar “uma nova contra-ação” se continuasse com tal prática.

Os militares sul-coreanos monitoram constantemente os movimentos do Exército norte-coreano e tomam as “medidas necessárias” para evitar novos incidentes. O número de tiros de advertência disparados nesta última ação não foi divulgado.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.