Desistir? Jamais! Esse chef PCD se juntou com um amigo para criar uma cadeira suspensa, um dispositivo que permitisse a ele voltar a cozinhar, após ser desenganado pelos médicos. A invenção deu certo e hoje o cozinheiro flutua pela cozinha do restaurante e prepara pratos deliciosos novamente.
Peter Lamme, chefe do Johanneskeller im Priesterhaus, em Salzburgo, na Áustria, sofreu um acidente de moto em 2010 que o deixou com uma grave lesão na perna. Depois de seis cirurgias e muita fisioterapia, as dores não diminuíram e ficar em pé era um desafio.
Foi então que seu amigo Bernhard Tichy, um experimente carpinteiro e montanhista, pensou no suporte de cozinha suspenso que alivia o peso da perna machucada de Peter. O projeto deu tão certo que, além de Peter voltar a cozinhar, a dupla quer vender a cadeira suspensa por preço baixo para ajudar mais pessoas.
Desacreditado pelos médicos
Quando se acidentou, Peter quase viu a carreira ir por água abaixo. Incapaz de ficar em pé, como ele iria comandar a cozinha do restaurante?
“Todos os especialistas disseram que eu nunca mais conseguiria fazer um trabalho em pé”, disse Peter em entrevista à Reuters.
Mas eles estavam enganados.
Leia mais notícia boa
A cadeira suspensa
Vendo a situação de Peter, Bernhard pensou em um suporte em forma de “c” com um assento de bicicleta ajustável.
Presa em trilhos no teto do restaurante, a cadeira possibilita que o chef se movimente por toda a cozinha sem fazer muito esforço. As dores não o acompanham mais.
“Como você pode se movimentar com esse dispositivo agora? Temos esses trilhos que são montados de forma independente no teto ou acima da estação de trabalho. Então temos rolos que correm ao longo desses trilhos para que você possa se movimentar por toda a área abaixo”, disse o profissional.
Ajudar outros PCDs
A criação chamou a atenção do governo austríaco, que resolveu apoiar a dupla.
Hoje, eles criaram a “Standing Ovation”, uma empresa que auxilia outras pessoas com deficiência a retornar ao mercado de trabalho.
Peter e Bernhard decidiram que não vão comercializar a patente e o motivo é muito nobre. Eles não querem ninguém vendendo a preço alto o que eles criaram.
A cadeira é para ser um item democrático, acessível e que pode fazer a diferença na vida de muita gente.
Veja que incrível como o dispositivo funciona:
Fonte: sonoticiaboa