O presidente dos Estados Unidos, , pode ultrapassar o seu antecessor Donald Trump em números de deportações de imigrantes.
De acordo com reportagem da agência de notícias Reuters, publicada na segunda-feira 8, a quantidade de imigrantes deportados pelo democrata aumentou consideravelmente em 2023.
Para fazer o levantamento, a agência de notícias considerou o ano fiscal norte-americano — que vai de 1º de outubro até 30 de setembro do ano seguinte.
A expectativa é que haja mais deportações sob a administração de Joe Biden
Do começo de sua administração até fevereiro de 2024, Biden deportou 1,1 milhão de pessoas que estavam no país de forma ilegal. Além disso, a expectativa é que esse número cresça ainda mais até o fim deste ano. Em contrapartida, governo Trump deportou 1,5 milhão ao todo.
Se comparar com a administração do ex-presidente Barack Obama, as deportações na administração Trump foram inferiores.
Barack Obama deportou 2,9 milhões de 2009 a 2012. Já de 2013 a 2016, o republicano deportou 1,9 milão.
Mesmo com números tão altos de deportações, o assunto não tem sido muito destacado pela mídia norte-americana. Diferentemente dos anos de 2017 a 2021, durante o governo Trump, quando o assunto foi um dos temas mais controversos e amplamente cobertos.
Segundo a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP), do fim de maio de 2023 a maio de 2024, .
Embora a política migratória de Biden seja mais aberta em alguns aspectos, a crise na fronteira sul intensificou-se. Isso contribuiu para o aumento das deportações.
Fonte: revistaoeste