O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desafiou o ex-presidente Donald Trump para dois debates eleitorais antes das eleições de novembro. O rival republicano prontamente aceitou o convite. “Estou pronto e com disposição”, afirmou o bilionário conservador em sua rede social, a Truth Social. “Vamos nos preparar para a batalha”, acrescentou.
De acordo com Biden, após meses de incerteza sobre a realização dos tradicionais debates de 2024, ele decidiu propor dois encontros com Trump. “Faça o meu dia, amigo”, declarou o progressista em um vídeo divulgado no Twitter/X. “Eu participarei duas vezes, inclusive.”
Ironia, estratégia e regras
Biden sugeriu ironicamente a escolha das datas para os debates, destacando que Trump estaria livre às quartas-feiras, dias de recesso no tribunal de Nova York, onde o ex-presidente está em julgamento há mais de um mês.
A proposta de Biden evitou os três debates sugeridos pela comissão bipartidária de debates eleitorais dos Estados Unidos. O presidente octogenário preferiu apenas dois encontros, em junho e setembro, sem a presença de público e organizados pela mídia.
“Donald Trump perdeu dois debates para mim em 2020”, disse Biden no vídeo. “Desde então, ele não compareceu a nenhum debate. Agora ele finge querer debater comigo novamente.”
Trump devolveu a ironia
“‘Crooked’ Joe Biden (termo em inglês para “desonesto”) é o pior debate que já enfrentei — ele não consegue juntar duas frases”, escreveu Trump.
“Eu recomendaria fortemente mais de dois debates”, disse o republicano. “E, para fins de excitação, um local muito grande, embora Biden supostamente tenha medo de multidões — isso só porque ele não as recebe. Apenas me diga quando, estarei lá.”
Datas e emissoras
O primeiro debate entre Trump e Biden acontecerá na TV CNN no dia 27 de junho, e o segundo encontro foi marcado para o dia 10 de setembro, a ser transmitido pela emissora ABC News.
Fonte: revistaoeste