Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ
Mundo

Arquivos secretos revelam: Hamas espionava palestinos e jornalistas

2024 word2
CRM Com Automação Canal Mídia

O líder do Hamas, Yehia Sinwar, vigiou por anos uma força policial secreta na Faixa de Gaza, que monitorava o cotidiano dos palestinos e criava arquivos sobre jovens, jornalistas e pessoas que questionavam o governo, segundo o jornal The .

A unidade era conhecida como Serviço de Segurança Geral e tinha uma rede de informantes de Gaza, que denunciavam seus vizinhos à polícia.

Os arquivos revelam que, em alguns casos, as autoridades seguiam as pessoas para saber se elas mantinham relaçÔes extraconjugais.

O Hamas tem um sistema opressivo de liderança em Gaza, e muitos palestinos sabem que são vigiados de perto.

Porém, segundo a publicação, uma apresentação de 62 slides sobre as atividades do Serviço de Segurança Geral, feita algumas semanas antes do a Israel em 7 de outubro, mostrou o nível de infiltração na vida dos palestinos.

Hamas nĂŁo tolerava Ăąncia

Apesar de alegar representar o povo de Gaza, o Hamas nĂŁo tolerava a menor discordĂąncia, revelam os arquivos.

As autoridades de segurança perseguiram jornalistas e pessoas suspeitas de comportamento imoral. Os agentes conseguiram retirar críticas das redes sociais e discutiram formas de difamar oponentes políticos. Jå os protestos eram tidos como ameaças a serem combatidas.

Os militar de Israel, que disseram ter sido apreendidos em ataques a Gaza.

Os jornalistas também entrevistaram as pessoas citadas nos arquivos, que fizeram relatos importantes, confirmaram informaçÔes biogråficas e detalharam interaçÔes com autoridades do Hamas que estavam em linha com os arquivos secretos.

Os documentos analisados pelo The New York Times incluem sete arquivos de inteligĂȘncia que vĂŁo de outubro de 2016 a agosto de 2023.

A diretoria de inteligĂȘncia militar disse que tinha conhecimento de arquivos com informaçÔes sobre pelo menos 10 mil palestinos em Gaza.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.