Apoiadores do ex-presidente foram expulsos de uma sessão de autógrafos do novo livro do governador da Flórida, na terça-feira, 28. O grupo foi retirado do local por seguranças e a decisão, supostamente tomada pelo próprio DeSantis, gerou revolta dos trumpistas, que acusaram o possível candidato à Presidência dos de ser contra a liberdade de expressão.
Em vídeo publicado nas redes sociais, um funcionário da livraria Books-a-Million, na cidade de Leesburg, afirma ter recebido ordens para retirar pessoas que vestiam roupas com “Trump” estampado.
Atacado pelo ex-presidente desde que revelou interesse em comandar a Casa Branca, DeSantis divulgava seu novo livro, “The Courage to be Free” (A coragem para ser livre, em tradução livre). Uma da Universidade de Suffolk em parceria com o jornal USA Today, aponta que , enquanto apenas 33% citaram o nome de Trump, que lançou formalmente a sua terceira campanha presidencial em novembro.
Devido à alta popularidade do governador, Trump adotou uma postura mais agressiva em relação a seu ex-pupilo e até chegou a alertar para que não concorra à Presidência, dizendo em entrevista que “ele irá se machucar muito caso dispute a eleição”. Segundo o ex-presidente, ele tem informações reveladoras contra DeSantis que virão à tona caso ele decida disputar o cargo principal dos Estados Unidos.
Além de aumentar o embate entre os pré-candidatos republicanos, o incidente de terça-feira acontece também em um momento de tensão no Partido Republicano sobre quem será de fato o candidato. Um levantamento realizado pela WPA Intelligence indica que DeSantis venceria Trump com 24% de diferença em um confronto direto.
Mesmo na concorrência com nove candidatos nas primárias, DeSantis é indicado como vencedor da disputa com 40% dos votos. Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas durante o governo de Trump, também lançou sua pré-candidatura e conta com 9% das intenções de voto no levantamento. Os outros seis nomes da pesquisa não foram confirmados oficialmente enquanto candidatos às primárias.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja