“Pela movimentação e entrada de novas clientes, acreditamos que a presença feminina no mercado financeiro tende a continuar crescendo no nosso estado”, afirma a líder da XP em Mato Grosso, Gilvania Rufino. A executiva explica que o perfil da investidora mato-grossense é majoritariamente formado por mulheres entre 25 e 39 anos, focadas principalmente em planejamento de longo prazo.
Gabrielly Moura, advogada de Sorriso (MT), exemplifica bem esse perfil. Com 35 anos, casada e mãe de uma filha, Gabrielly investe desde os 25 anos e defende a atividade como uma ferramenta de autonomia pessoal. “A independência financeira nos dá liberdade de escolha, e todas nós merecemos viver isso”, argumentou.
O senso de responsabilidade com o dinheiro começou cedo, e o foco era poupar. Quando conheceu o trabalho da XP, no entanto, sua mentalidade mudou. “Meu foco era guardar recursos para o futuro. Eu pensava em aposentadoria, uma reserva. Hoje, sei que o ideal é pensarmos em termos de objetivos e projetos conforme o momento que estou vivendo”, contextualiza.
Comprar um apartamento, fazer uma viagem ou mesmo realizar uma cirurgia são projetos que entraram na pauta. “Sim, continuo com minha reserva de emergência, garantindo pelo menos seis meses de receita. Mas transformei sonhos em metas e meus projetos agora estão mais tangíveis”, diz a advogada.
Hoje, não só Gabrielly, mas o esposo e a filha, de oito anos, têm seus próprios planos de investimento. “Minha filha tem o sonho de ir à Disney. Mostrei a ela o valor que precisamos ter para a viagem e começamos a investir. Dias atrás, ela ganhou R$ 100 da avó e me falou, na hora: ‘mãe, coloca no projeto da viagem’. Fiquei tão feliz”, lembra.
Definindo-se como uma investidora de perfil mais conservador, Gabrielly fala que toma suas decisões sempre ao lado do assessor da XP. Segundo ela, isso permite acompanhar de perto todos os passos e os retornos conseguidos. “Minha recomendação é que as mulheres comecem hoje, cercando-se de informação. Não esperem o momento perfeito. Invistam em educação para terem independência financeira, que é liberdade de escolha. Todas nós merecemos isso”, afirma.
De acordo com a líder da XP em Mato Grosso, a missão da companhia é democratizar o acesso a investimentos e apoiar clientes como Gabrielly em todas as etapas do caminho. “Cada projeto de vida, seja a realização de um sonho pessoal ou a proteção da família, pode ser estruturado com um plano financeiro sólido e acompanhamento especializado. É assim que ajudamos nossos clientes a transformarem planos em conquistas”, comentou.
Fonte: leiagora