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Mulher CEO: Desafios e Conquistas na Sociedade Atual do E em vez do OU

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Sentados Ă  mesa de reuniĂŁo, lĂ­deres empresariais tomam decisĂ”es institucionais, financeiras, sobre mercados, produtos. Uma cena corriqueira na vida de muitas pessoas, mais um dia comum. Mas, cada vez mais, estamos tentando mostrar que, sentados Ă  essa mesa, historicamente, em sua grande maioria estĂŁo homens. Em 2023, pela primeira vez na histĂłria, mulheres CEOs lideram cerca de 10% das empresas da Fortune 500, lista das maiores companhias dos EUA por receita. Vibramos com esse nĂșmero. Chegamos a 10%.
Por anos, as mulheres vĂȘm pleiteando um lugar nessa mesa, estudando e se preparando para isso. Segundo a pesquisa “EstatĂ­sticas de GĂȘnero: indicadores sociais das mulheres no Brasil” do IBGE, no grupo com 25 anos ou mais de idade, 19,4% das estudantes mulheres tinham ensino superior completo, contra 15,1% dos homens. Na faixa etĂĄria de 45 a 54 anos, 19,4% das mulheres tinham nĂ­vel superior contra apenas 13,8% dos homens com a mesma titulação.
“Uma mulher tem que ocupar o lugar de liderança por mĂ©rito”, Ă© o que ouvimos com frequĂȘncia ao abordar esse assunto. Pois nĂŁo, um relatĂłrio The Ready-Now Leaders da Ong Conference Board mostra que as organizaçÔes com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança tĂȘm 12 vezes mais chance de estar entre as 20% melhores em desempenho financeiro.
Esse dado quebra o paradigma de que existe um jeito certo de liderar (o jeito dos homens). NĂŁo Ă© porque a forma que mulheres lideram Ă© diferente, que ela seja pior ou errada. Uma pesquisa liderada por Cindy Adams, presidente e CLO (Chief Learning Officer) da Leadership Circle, mostra uma anĂĄlise cientificamente validada que mede “competĂȘncias criativas” e “tendĂȘncias reativas” na liderança. Os comportamentos dos lĂ­deres criativos decorrem de seus valores e propĂłsitos, e nĂŁo de um conjunto de suposiçÔes sobre como os lĂ­deres devem se comportar.
Mesmo assim, mesmo que com mais formação, resultados evidentes e vontade, o nĂșmero de mulheres em cargos de liderança cresce lentamente.
“Deus me livre de mulher CEO”. Eis que vem Ă  tona o que, infelizmente, muitos pensam. NĂŁo Ă© sobre meritocracia. Nossa sociedade patriarcal continua replicando o pensamento de que lugar de mulher Ă© cuidando da casa e da famĂ­lia. Pensamento que remonta ao Iluminismo, que moldou nossa sociedade com o conceito de que tudo o que Ă© masculino Ă© racional; tudo que Ă© racional diz respeito Ă  produção; tudo que diz respeito Ă  produção Ă© feito fora de casa, nos lugares apropriados para o trabalho.
Em paralelo, tudo que é feminino é emotivo; tudo que é emotivo diz respeito à reprodução; tudo que diz respeito à reprodução é feito em casa, que é o lugar da família.
É um pensamento secular arraigado na alma da sociedade. Mas muitos, homens e mulheres, tĂȘm transformado isso. NĂłs lutamos pela sociedade dos “E”.
NĂłs, mulheres, queremos e podemos criar nossos filhos e nossas famĂ­lias com amor e competĂȘncia E ocupar lugar de destaque no mercado de trabalho e nos tornarmos profissionais realizadas. Assim como os homens podem ocupar grandes posiçÔes profissionais E serem pais, maridos, filhos presentes e participativos na construção familiar. NĂŁo se trata de ser isso “OU” aquilo. Podemos ser muitas coisas, mulheres e homens.

Estamos provando, como sociedade, que podemos quebrar essa barreira cultural e sermos melhores. NĂŁo Ă© por isso que todas as mulheres devem ou querem ser CEOs, nem lĂ­deres. As que escolhem cuidar de suas casas e filhos sĂŁo igualmente importantes, desde que sejam felizes e realizadas com isso.
Mas, Ă s que querem avançar em suas carreiras, nĂŁo cabe mais esse pensamento que remonta ao sĂ©culo XVIII. Agora, alĂ©m do poder da nossa energia feminina, temos tambĂ©m o poder da escolha: ser isso E aquilo. Desejo que todas as mulheres possam escolher chefes, companheiros e ambientes que as respeitem, as incentivem e as apoiem. E desejo que todos tenham vontade e sabedoria para entender essa nova sociedade, a sociedade dos “E”.

Fonte: gazzconecta

Sobre o autor

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FĂĄbio Neves

Jornalista DRT 0003133/MT - O universo de cada um, se resume no tamanho do seu saber. Vamos ser a mudança que, queremos ver no Mundo