Sophia @princesinhamt
Notícias

MT Hemocentro busca doadores para repor banco de sangue

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, registra estoque de sangue crítico. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade especializada conclama os voluntários para salvar vidas.

“Precisamos muito trazer doadores de sangue para o MT Hemocentro. Estamos com os estoques muito baixos e é necessário reverter essa situação. Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

Em estado crítico, estão os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Em estado de alerta, estão os tipos B-, AB+, A+ e B-.

A fim de evitar aglomeração na unidade, as doações devem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Fonte: GOV MT

2025 word1

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), concluiu o inquérito policial que apurou a fuga de 14 detentos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, localizada às margens da BR-158, a aproximadamente 20 km da cidade. 

Cinco policiais penais foram indiciados pelo crime de fuga de pessoa presa, na sua forma omissiva, previsto no artigo 351 do Código Penal. A fuga ocorreu no dia 3 de janeiro deste ano, durante o período em que os policiais penais estavam em greve. 

Segundo as investigações, os policiais penais indiciados ocupavam cargos de direção, gestão, chefia e liderança, tendo o dever legal de adotarem providências para que a fuga não ocorresse, principalmente, em um momento crítico de greve no Sistema Penal.

O inquérito foi remetido ao Judiciário e ao Ministério Público para a adoção das medidas julgadas cabíveis.

Fonte: GOV MT

2025 word1

Os avanços do licenciamento digital na Secretaria de Estado de Meio Ambiene (Sema), como a implantação da Licença por Adesão e Compromisso (LAC) e da Licença Ambiental Simplificada (LAS), foram apresentados na abertura do evento “Licenciamento e Gestão Socioambiental para o Setor Elétrico (LASE)”, nessa terça-feira (22.11), em São Paulo. Na ocasião, o Estado de Mato Grosso foi representado pela secretária da Pasta, Mauren Lazzaretti.

“É uma oportunidade de compartilhar a trajetória da desburocratização do licenciamento ambiental de Mato Grosso, além dos desafios envolvendo a judicialização. Este painel mostra que os órgãos estaduais estão juntos compartilhando suas vitórias e desafios, assuntos que sempre estão presentes nas nossas reuniões da Abema”, afirma a secretária, que também preside a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). 

A secretária destaca que a LAC e a LAS trouxeram para Mato Grosso procedimentos de licenciamento mais céleres, compatíveis com empreendimentos de menor porte, complexidade e potencial poluidor. Ainda, que as modalidades foram implementadas para modernizar o licenciamento, mas sempre com o cuidado legal de manter a qualidade ambiental e o rigor da Lei. 

Desde a implantação da ferramenta, em 2020, foram emitidas mais de 2.700 licenças por adesão e compromisso. Isso possibilitou uma análise de cerca de 4 dias de processos de licença ambiental. Mais de 100 tipos de empreendimentos de baixo impacto se beneficiaram com a LAC. 

2025 word1

Evento 

A conferência LASE é referência na promoção da sustentabilidade no setor elétrico. Na décima edição, foram pautados projetos socioambientais, ESG, a legislação ambiental e os procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração e transmissão. 

O evento reúne empreendedores, governos, órgãos ambientais, pesquisadores e profissionais que vivenciam o dia a dia das estratégias e das atividades socioambientais nos empreendimentos do setor elétrico.

Participaram da mesma mesa sobre o Licenciamento e Gestão Socioambiental para o Setor Elétrico (LASE)” a secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais, Marília Melo; o diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, Leon Aguiar. O encontro foi mediado pelo presidente da Associação Brasileira de Direito de Energia e do Meio Ambiente (Abdem), Alexandre Sion. Também participa do evento como representante da Sema a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lilian Ferreira dos Santos. 

Fonte: GOV MT

Fonte: odocumento

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.