O fim de semana e os próximos dias em Mato Grosso estão recheados de opções para quem gosta de cultura, esporte e lazer. A programação inclui a estreia de um documentário sobre cultura quilombola, teatro infantil em Cuiabá, a tradicional Corrida de Reis e o início do Campeonato Mato-grossense de Futebol 2026.
Confira abaixo os destaques que o Primeira Página reuniu para que você possa se programar o fim de semana:
🎬 Documentário sobre comunidade quilombola
Estreia nesta semana o curta-metragem que retrata a trajetória de Toty, mestre da cultura popular e referência do Congo do Livramento, manifestação secular que une tradições africanas e o catolicismo popular.
O documentário mergulha na vida do guardião do saber ancestral que floresce no quilombo de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento (MT), e também dialoga com as cerimônias do terreiro de umbanda.
De acordo com o diretor e proponente do projeto, Claudio Dias, o filme tem papel fundamental como registro histórico.
Toty teve o primeiro contato com o Congo ainda na infância. Em 1974, aos 6 anos, pediu à tia para aprender a dança e passou a noite sem dormir, ansioso. Natural de Várzea Grande e morador de Cuiabá, foi em Mata Cavalo que ele consolidou suas raízes ancestrais após se mudar para a comunidade em 1980.
Para o mestre, ter a história registrada é uma conquista, pois para ele “a sensação de ter o trabalho, que levou décadas, reconhecido. Aprender a dançar o Congo, ser dançante e espalhar essa cultura é uma responsabilidade maior”.
🎭 Teatro infantil em Cuiabá
O Cine Teatro Cuiabá recebe neste sábado (10) até o próximo (17), o espetáculo “Cinderela: Rumo ao Palácio Real”, voltado para crianças e adolescentes, mas que promete encantar toda a família.
Inspirada no clássico conto da gata-borralheira, a montagem traz uma releitura com humor, romance e crítica social. Na história, Cinderela sonha com um mundo mais justo e igualitário e desconfia das armadilhas do padrasto e do corrupto Grão-Duque, que desvia dinheiro da Rainha. Determinada, ela enfrenta desafios para ir ao Baile, defender o povo e, quem sabe, encontrar o Príncipe.
O espetáculo tem classificação livre, duração de 70 minutos e, até o dia 10 de janeiro, todos pagam meia-entrada em promoção por tempo limitado.
🏃 Corrida de Reis 2026
A tradicional Corrida de Reis, que chega à 41ª edição em 2026, também integra o agendão. Os kits dos atletas começaram a ser entregues nesta quinta-feira (8) e seguem até sábado (10), na loja Martinello, na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, das 8h às 18h.
A prova acontece no domingo (11), no Parque Novo Mato Grosso, e marca uma edição histórica por ser a primeira fora do percurso tradicional entre Cuiabá e Várzea Grande.
As largadas começam às 6h30, com as categorias especiais. A elite feminina sai às 6h45, e a elite masculina larga às 7h, junto com o pelotão VIP e a categoria geral.
As mulheres são maioria entre os inscritos, representando 51,54% dos participantes. Entre elas, a faixa etária predominante é de 35 a 39 anos. Já entre os homens, o maior grupo está entre 40 e 44 anos.
Criada em 1985, a Corrida de Reis é uma das provas mais tradicionais do atletismo brasileiro e abre oficialmente o calendário esportivo de Mato Grosso.
⚽ Campeonato Mato-grossense 2026
Outra grande atração do fim de semana é o início do Campeonato Mato-grossense 2026, uma das competições mais aguardadas do futebol estadual. Disputado por 10 clubes, o torneio começa neste sábado (10).
Atual campeão, o Primavera vive um momento histórico ao disputar quatro competições na mesma temporada. Já o Cuiabá, único representante de Mato Grosso na Série B do Brasileiro, aparece como principal favorito ao título, impulsionado pelo maior investimento.
O Mixto segue como o maior campeão estadual, com 24 títulos, seguido pelo Cuiabá, com 13, e pelo Operário Várzea-grandense, com 12.
O regulamento mantém o formato de turno único na primeira fase. Os dois primeiros avançam direto às semifinais, enquanto do 3º ao 6º disputam as quartas de final, decididas em 2026 em jogo único. Os dois últimos colocados serão rebaixados.
As partidas terão transmissão aos domingos, às 17h, pela TV Centro América, que completa 17 anos de parceria com a Federação Mato-grossense de Futebol.
Fonte: primeirapagina






