O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou do Departamento de Trânsito (Detran-DF) a necessidade de aprimorar os serviços, comunicação e transparência das taxas da autarquia. A decisão foi tomada após a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) ter recebido diversas queixas de usuários insatisfeitos com a qualidade dos serviços.
O principal motivo das reclamações é quanto à inconsistência dos serviços no meio digital. Usuários relatam não conseguir acessar os serviços virtuais por instabilidade no sistema de tecnologia. Devido a isso, na última quinta-feira (20), integrantes do MPDFT se reuniram com representantes do Detran-DF para abordar a qualidade, segundo relata o jornal Correio Braziliense.
Como foi a reunião para cobrar a melhoria nos serviços do Detran-DF
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De acordo com o periódico, os representantes do Detran-DF reconheceram a necessidade de melhoria. A autarquia está sob nova direção desde agosto de 2022 e os dirigentes informaram que o órgão espera nomear, até o primeiro semestre de 2023, mais 123 técnicos e analistas de atividades de trânsito aprovados em concurso público, ainda em aberto, para reposição do quadro de pessoal.
No fim da reunião, os representantes do Detran-DF se comprometeram a realizar, nos próximos meses, o planejamento estratégico do órgão. Eduardo Sabo, procurador distrital dos Direitos do Cidadão apontou a necessidade de transparência em relação aos valores pagos pelos usuários. Segundo ele, o MPDFT irá verificar como é formado o preço de cada um dos serviços colocados à disposição do público.
Reclamações de usuários são antigas
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O MPDFT já havia se reunido com o Detran-DF no último mês de maio, devido às reclamações registradas por cidadãos sobre o atendimento presencial e à emissão da CNH. Na ocasião, os representantes do departamento de trânsito reconheceram a existência de problemas na confecção do documento, mas garantiram aos procuradores que a questão estava sendo resolvida.
O Detran-DF informou que estava aprimorando o sistema de atendimento para agilizar o serviço presencial e também que iria melhorar os serviços disponibilizados pelos canais digitais.
Com informações do Correio Braziliense.
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Fonte: garagem360.com.br